Sistema FAEP/SENAR-PR

Premiação do Agrinho 2016 reúne professores e alunos

Todas as regiões do Estado compareceram na grande festa da educação do Sistema FAEP/SENAR-PR

Os finalistas do programa The Voice Kids deram início à festa de premiação do Concurso Agrinho 2016, realizada nesta segunda-feira (24) no Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O trio mirim: Rafa Gomes, Wagner Barreto e Pérola emocionou crianças e adultos que vieram de todas as regiões do Estado para participar da grande festa da educação do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Cerca de 1.500 pessoas participaram da cerimônia, entre alunos e professores finalistas, familiares, autoridades e lideranças rurais. Nesta edição, o Programa Agrinho completa 21 anos de existência, promovendo a reflexão crítica junto aos jovens e aproximando o campo e a cidade. “O grande objetivo do Programa Agrinho é ajudar a escola a formar um cidadão consciente, para que o nosso país encontre no futuro o seu caminho para o desenvolvimento”, resumiu o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette.

O presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) João Martins da Silva participou do evento junto com presidentes de federações de diversos estados brasileiros. Ele falou com esperança à plateia formada por professores e estudantes. “Hoje, tenho a certeza de que o país vai dar certo. Vocês são o futuro da agropecuária”, disse.  Na opinião do dirigente, é preciso dar atenção às novas gerações do campo que irão dar continuidade ao nobre trabalho de produzir alimento. “Precisamos trabalhar para entregar a essas crianças um Brasil melhor do que aquele que recebemos”, afirmou.

O diretor-geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek, que na ocasião representou as entidades parceiras do evento, definiu o Agrinho como uma “Marca registrada do Paraná”, uma vez que o programa já é replicado em diversos outros Estados Brasileiros, tamanho seu sucesso.

Durante seu pronunciamento, o secretário de Agricultura e Abastecimento (Seab), Norberto Ortigara lembrou sobre a história do programa ao longo desses 21 anos de existência, destacado que a iniciativa “evoluiu para a formação intelectual do ser humano, formando cidadãos com consciência crítica”. Na sua opinião, a agricultura hoje é essencialmente conhecimento, de modo que a competição entre as escolas e alunos que participam do Agrinho é saudável. “Hoje temos a capacidade de nos apropriarmos do conhecimento e fazer uma agricultura de resultados”, afirmou.

Foram premiados 279 trabalhos, escolhidos entre 6,5 mil inscritos em diversas categorias. As crianças de educação infantil e 1º ano concorrem com desenhos,  as crianças do 2º ao 9º ano participam com redações e os docentes com as experiências pedagógicas que foram desenvolvidas em sala de aula. Escola e Município também foram premiados (Veja os vencedores do Agrinho 2016 clicando aqui: premiados 2016).

Neste ano, cada parceiro recebeu, como forma de agradecimento, uma gravura com o tema “Cenas paranaenses”, produzida pela artista plástica paranaense Paula Shmidlin. As peças retratam uma região e um elemento da cultura paranaense, sua fauna e sua flora.

Autoridades

Também participaram da cerimônia de premiação do Agrinho, o presidente da Confederação Nacional da Agricultura, João Martins da Silva; o secretário Executivo do SENAR Nacional, Daniel Carrara; o presidente da Federação da Agricultura de Santa Catarina, José Zeferino Pedrozo; o presidente da Federação da Agricultura de Paraíba, Mário Antônio Pereira Borba; o presidente da Federação da Agricultura de Goiás, José Mário Schreiner; o presidente da Federação da Agricultura do Acre, Assuero Doca Veronez; o vice-presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, Gedeão Pereira; o deputado federal Sérgio Souza; os deputados estaduais Fernando Scanavaca, Cláudio Palozi, Pedro Lupion e Nereu Moura; o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Paraná, Marcos Bambrilla; o presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários, Cézar Pasqualin; o diretor presidente da EMATER, Rubens Niederheitmann; o diretor presidente do Ceasa, Natalino de Souza;  o presidente do Iapar, Florindo Dalberto; o diretor presidente do Instituto Ambiental do Paraná Luiz Tarcísio Mossato; os vice-presidentes da FAEP: Oradi Caldato, Guerino Guandalini, Francisco Nascimento, Nelson Teodoro de Oliveira, Paulo Orso e Ivo Pierin Jr. Além de autoridades municipais e presidente de sindicatos rurais.

Parceiros

O êxito do Agrinho também é resultado das parcerias com as Secretarias de Estado da Educação, da Justiça e da Cidadania, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Agricultura e do Abastecimento, além do Tribunal de Justiça do Paraná, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Estado do Paraná, Ministério  Público do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho – 9ª região, Instituto Ambiental do Paraná, Receita Federal, Banco do Brasil, Itaipu Binacional e Dow AgroSciences.

Veja as fotos Agrinho 2016

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Galeria | Flickr

  • AX4A5280
  • AX4A5270
  • AX4A5330
  • AX4A5257
  • AX4A5240
  • AX4A5249
  • AX4A5322
  • AX4A5324
  • AX4A5250

Boletim no Rádio