Sistema FAEP/SENAR-PR

Produtores de trigo enfrentam dificuldades para vender a safra 2013/2014

Indústrias e moinhos compraram grão do Canadá e dos EUA para aproveitar insenção da Tarifa Externa Comum

trigo-colheita_100Depois de celebrar a colheita recorde de trigo, de 3 milhões de toneladas, os produtores trocaram a alegria pela preocupação. Os grãos que deveriam ser encaminhados a clientes de São Paulo, Santa Catarina e Paraná ou ao Exterior seguem lotando os silos gaúchos. Há estoques altos em moinhos e indústrias, que se abasteceram com produto do Canadá e dos Estados Unidos para aproveitar a isenção da Tarifa Externa Comum, antes de 10%.

A medida deveria acabar em julho, mas foi prorrogada até 31 de dezembro, já com a produção gaúcha pronta para ser vendida, explica o presidente da Câmara Setorial do Trigo da Secretaria da Agricultura, Áureo de Almeida. A situação foi agravada pela redução dos negócios com a África, que encontrou melhor preço no Leste Europeu e quase zerou as compras daqui. Sem ver dinheiro entrar, o produtor começa a atrasar parcelas do financiamento para o plantio.

Fonte: Zero Hora

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio