Sistema FAEP/SENAR-PR

Projeto de produção de suínos vence PER 2017

Casal Arlindo e Chiara Moraes, de Nova Aurora, no Oeste, planeja triplicar o plantel. Prêmio para os três melhores projetos é uma viagem técnica internacional em 2018

O projeto vencedor do Programa Empreendedor Rural (PER) 2017, promovido pelo SENAR-PR, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), vem da região Oeste do Estado. O casal Arlindo e Chiara Moraes planeja ampliar o plantel de suínos no Sítio Nossa Senhora de Fátima, no município de Nova Aurora. O anúncio dos vencedores aconteceu durante o Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais, no Expotrade Pinhais, nesta sexta-feira (1º). No total, a banca do PER avaliou 102 projetos.

A proposta dos primeiros colocados é ampliar a atual Unidade Produtora de Leitões (UPL) de 450 matrizes para 1,2 mil animais, para atender o interesse da cooperativa local. Para isso, o projeto prevê a construção das estruturas necessárias, de forma planejada, com uso correto do solo, de acordo com as normas ambientais, atingindo resultados técnicos satisfatórios, e geração de lucro e qualidade de vida.

“O prêmio é uma grande emoção. O curso trouxe novos conhecimentos e fatores da atualidade, permitiu aprender a inovar”, diz Arlindo, que como prêmio irá realizar uma viagem técnica em 2018, com destino ainda em aberto, na companhia da esposa.

Outro casal ocupa a segunda colocação. João Paulo Dias e Flávia Coral, de Engenheiro Beltrão, querem iniciar a sericultura na propriedade para complementar a renda. A proposta é a construção de um barracão, investimento em caixas, adubos, bosques de papelão e o cultivo de amora para a criação de até cinco caixas de bicho-da-seda (cada uma com 33 mil lagartas). Atualmente, o mercado voltado para a atividade está em crescimento na região.

Além de diversificar as culturas na propriedade, o projeto busca garantir a permanência dos herdeiros no campo. “Não espera ao prêmio. A emoção é muito grande. Esse ano tínhamos outros projetos em andamento e foi difícil conciliar. Mas o forço valeu a pena”, ressalta Dias, que também, com a Flávia, irá participar da viagem técnica.

O jovem Gabriel Eduardo Nielsen, autor do projeto “Construção de um Compost Barn visando bem-estar animal e produção de adubo orgânico”, é o terceiro colocado no PER 2017. A ideia é proporcionar mais conforto as vacas de pré-parto e pós-parto. O projeto também visa aumentar o plantel, até 90 animais, e, consequentemente, ampliar a produção de leite, podendo dobrar até 2021. Ainda, a área de lavoura será melhor aproveitada, com produção de silagem, e, posteriormente, uso dos dejetos como adubo

“Eu tinha vários projetos e o curso mostrou que esse era o mais viável, realista. Tanto que já está rodando desde o meio do ano”, afirma Nielsen, que também irá fazer parte da comitiva da viagem internacional.

Veja as fotos do evento aqui: https://www.sistemafaep.org.br/galeria?id=72157689832764734

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio