Sistema FAEP/SENAR-PR
Chuva na lavoura

Renegociação de dívidas após excesso de chuva | Campo & Cia #172

Produtores rurais que tiveram prejuízos após passagem de temporais pelo Estado podem renegociar prazos de pagamento para seus financiamentos. Saiba como obter o benefício

O Paraná sofreu em outubro com o maior acumulado de chuva dos últimos 26 anos. As regiões Oeste, Sudoeste, Centro Sul e Região Metropolitana de Curitiba foram as mais atingidas. A chuvarada ocasionou prejuízos principalmente a quem tinha lavouras de inverno e também para quem já tinha semeado a safra de verão 2023/24. O Campo & Cia dessa semana contextualiza esses prejuízos e aponta como os produtores rurais devem agir para pedir a renegociação de dívidas em bancos e instituições financeiras. Quem traz as orientações é Ana Paula Kowalski, do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Ouça e/ou baixe o programa na íntegra no player abaixo:

A FAEP disponibilizou um guia com um passo a passo do que fazer e modelos de documentos a serem preenchidos e levados aos bancos e instituições financeiras. O material está disponível no site do Sistema FAEP/SENAR-PR.

A possibilidade de renegociação de dívidas de custeio e investimento está previsto inclusive no Manual de Crédito Rural, do Banco Central. O material completo está disponível para consulta na íntegra, gratuitamente, no site da instituição federal.

Outro caminho aos agricultores é a busca por informações nos sindicatos rurais do Paraná. A lista com todos os endereços e contatos das instituições representativas do campo estadual está disponível no site do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Previsão do tempo

Além disso, o site e o aplicativo do Sistema FAEP/SENAR-PR, fornecem gratuitamente informações aos produtores rurais sobre a previsão do tempo. A ferramenta é uma das poucas que oferece dados gratuitos para um prazo de até 30 dias. A seção disponibiliza dados do clima dos mais de 5 mil municípios do país.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio