Sistema FAEP/SENAR-PR

Seara investe R$ 50 mi em terminal no Porto

O mais novo Terminal Rodoferroviário de grãos do Porto de Paranaguá deve ser inaugurado até janeiro de 2013 pela Seara Agropecuária – empresa sediada em Sertanópolis (Norte) com atuação nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. A unidade, que terá capacidade para embarcar 4,5 milhões de toneladas de grão por ano, vai contribuir com a melhoria da logística de exportação e redução do tempo de espera de trens e caminhões. Com investimento de R$ 50 milhões, o empreendimento receberá carga dos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. A capacidade estática de armazenamento será de 100 mil toneladas.

Localizado a 5 km do Porto, o Terminal poderá operar normalmente mesmo no pico da safra – quando a BR-277 costuma conviver com longas filas de caminhões que se dirigem aos armazéns localizados dentro do Porto. O deslocamento da carga entre o Terminal e o Porto será feito por um trem com 50 vagões que também foi adquirido pela Seara Agropecuária para dar agilidade à operação.

A ideia de terminais assim é funcionar como pulmão: mesmo em períodos de chuva, ou quando os armazéns do Porto estão lotados, poderemos continuar a receber carga para formar estoque. Depois, esse volume vai sendo transferido internamente, explica Victor Goltz, Gerente de Operações da empresa.

Por dia, a empresa calcula que irá transportar 4 mil toneladas de grãos entre o Terminal e a área de atracagem de navios. Além da logística de transporte, o projeto também abarca serviços de armazenamento e beneficiamento de grãos. Segundo o gerente da Seara, os clientes do Terminal poderão colocar suas cargas dentro dos padrões exigidos pelo mercado internacional, garantindo o fluxo das exportações.

A inauguração em Paranaguá virá menos de um ano após a Seara Agropecuária colocar em operação o Terminal Rodoferroviário de Itiquira, no Mato Grosso. Direcionado aos produtores do Centro-Oeste, Itiquira destina cargas diretamente para o Porto de Santos, reduzindo fretes e custos de logística. Em menos de seis meses, o Terminal já opera com embarque médio de 150 mil toneladas de grãos por mês.

Empresa

A Seara Agropecuária é uma empresa nascida há 60 anos em Sertanópolis e que atua no setor de logística, transporte e exportação de grãos. Em 2011, foi responsável pelo embarque de 1,5 milhão de toneladas de grãos para o exterior. Além disso, a empresa atua na agroindustrialização, com a produção de derivados de milho, como canjica, fubá e polenta, e a comercialização de açúcar e ração animal.

Em 2012, a Seara foi apontada como a maior empresa da região de Londrina pelo ranking do jornal Valor Econômico. Na lista, ela aparece como a 17 maior empresa do Paraná e 38 do Sul do Brasil.

Fonte: Folha de Londrina,PR

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio