Sistema FAEP/SENAR-PR

O aperto da soja

2,1 milhões de toneladas de soja a menos estão sendo processados no Brasil neste ano (jan-fev) devido à queda na produção e às exportações elevadas. Os estoques finais do país devem cair de 3,1 milhões para 1,2 milhão de toneladas, prevê a indústria.

As estimativas lançadas ontem pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) mostraram o tamanho do aperto que o Brasil enfrenta em relação aos estoques de soja. A indústria reduziu a previsão de processamento, de 35,3 milhões para 35,1 milhões de toneladas, e limitou sua projeção para as exportações brasileiras de 2012/13 (fevereiro-janeiro) a 31 milhões de toneladas.

A safra de soja brasileira na temporada passada caiu a 66,8 milhões de toneladas, ante 75,3 milhões do período anterior, e os preços estimularam as vendas externas, considera a Abiove. A expectativa é de folga na oferta a partir da colheita de 81 milhões de toneladas, no ano que vem.

As exportações ? em alta devido à seca registrada nos Estados Unidos ? deixam o Brasil praticamente sem soja. A indústria formou estoque para evitar que o processamento ficasse abaixo de 35 milhões de toneladas. Mesmo assim, ainda disputa as últimas reservas do setor produtivo com os exportadores. A oleginosa voltou a romper os US$ 15 por bushel nesta semana.

Gazeta do Povo Online – Curitiba/PR

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio