Sistema FAEP/SENAR-PR

“Sem Proagro, 200 mil teriam abandonado a agricultura”, diz coordenador

2% do valor do financiamento segurado são destinados ao Proagro. O governo subvenciona dois terços do custo do seguro, conforme o MDA. Quando o fundo esgota, a União injeta mais recursos para garantir o funcionamento do programa, que cobre mais de 40 culturas. Além dos valores dos financiados, nos casos mais graves, o Proagro oferece renda mínima ao produtor.

Cerca de 80 mil produtores rurais pediram socorro ao Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) na safra 2011/12, principalmente por causa da seca que afetou a Região Sul. O balanço será finalizado até junho, mas entre 50 mil e 60 mil devem receber indenizações, relata o coordenador-geral do Seguro da Agricultura Familiar (Seaf), José Zukowski. Esse total – pelo menos duas vezes maior que o da temporada passada – significa que, de cada dez produtores, um está em dificuldades e terá sua renda complementada pelo programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). "Sem o Proagro Mais [seguro público destinado a pequenos produtores vinculados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf], 200 mil famílias teriam deixado a agricultura nos últimos anos", avalia.

R$ 500 milhões devem ser distribuídos pelo Proagro em todo o Brasil neste ano a pequenos produtores rurais. O valor equivale ao que a seguradoras privadas devem repassar à agricultura comercial em indenizações do Seguro Rural. Os gastos anuais da agricultura comercial são pelo menos dez vezes maiores.
 

Fonte: Gazeta do Povo Online

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio