Sistema FAEP/SENAR-PR

SENAR-PR abre seleção para instrutor de artesanatos com derivados de abelha

Interessados devem fazer a inscrição até 19 de julho. Instrutores selecionados poderão atuar em todos os municípios do Paraná, conforme demanda

O Sistema FAEP/SENAR-PR está com edital aberto para seleção de instrutores para o curso “Artesanatos de produtos derivados da abelha – biocosméticos, velas e panos encerados”. A preferência é que os profissionais tenham ensino superior completo em Medicina Veterinária, Agronomia, Zootecnia, Ciências Biológicas, Farmácia, Nutrição ou Artes Plásticas. Além disso, são necessários conhecimentos básicos e atuação na cadeia produtiva apícola/melípona, na produção de artesanatos e/ou de cosméticos naturais. O prazo para as inscrições termina no dia 19 de julho.

As inscrições devem ser realizadas por envio de formulário preenchido e documentação específica, de acordo com edital e anexos disponíveis na seção Editais do site do Sistema FAEP/SENAR-PR. O resultado da seleção está previsto para 30 de setembro. Os instrutores poderão ser convocados para atuar em todos os municípios do Paraná, conforme demanda.

O processo seletivo contém seis etapas, desde a inscrição, triagem de currículos, prova técnica classificatória, via Educação a Distância (EaD), prova pedagógica classificatória (via EaD), capacitação técnica presencial dos profissionais, até a avaliação técnico-pedagógica, também presencial.

O credenciamento é voltado para pessoas jurídicas, portanto, poderão participar empresas do ramo de prestação de serviços, como cursos, treinamentos, palestras, entre outros. Não será efetuado cadastramento de Empresas individuais, microempreendedores individuais (MEI), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) ou cooperativas.

Curso

Os instrutores aprovados serão contratados para capacitar produtores, trabalhadores e demais profissionais do setor agrícola para a confecção de artesanatos, como velas de cera bruta, cera mista e panos de cera de abelha reutilizáveis, e para a produção de cosméticos naturais derivados da abelha, como sabonetes e hidratantes. Os participantes aprenderão a incorporar mel, própolis e cera da abelha em formulações naturais com potencial de venda, combinando teoria e prática.

A capacitação de 32 horas vai abordar os seguintes conteúdos: história e perspectiva dos artesanatos; demonstração de méis, própolis e ceras, com variações por espécies, floradas e regiões; características e propriedades da cera de abelha, cera vegetal e parafina; propriedades terapêuticas de mel, própolis e cera para uso em cosméticos; integração com plantas para formulação de hidratantes e reparadores; produção de sabonetes naturais; materiais, formulações e custos de produção; embalagens e rótulos; produção de velas com cera alveolada, bruta e mista; processos técnicos; higienização e organização; e armazenamento e conservação.

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

4 comentários

  • Conhecimento nas técnicas de confecção de velas no sistema banho Maria para retirar a cera, após separar água da cera, esquenta novamente a cera pura em banho Maria e coloca se o pavio já banhado na cera, deixando secar num recepiente de acordo com seu modelo de vela.l

    • Olá Senhor Haroldo,

      o curso do Sistema FAP/SENAR-PR vai ensinar isso e muitas outras coisas aos participantes.
      Agradecemos pela sua contribuição.

      Qualquer coisa, seguimos à disposição.

  • Boa noite, tenho tentado fazer a inscrição dos derivados de abelhas mas não consigo, já atuo como apiterapeuta desde 2017 e quero muito não perder está oportunidade.

    • Olá, Simone! Tudo bem?
      Agradecemos seu interesse em trabalhar conosco. Para dúvidas e informações de processos seletivos, você deve entrar em contato diretamente com RH, pelo telefone (41) 2106-0401 ou pelo e-mail recrutamento@senarpr.org.br.

      No mais, estamos à disposição.

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio