Sistema FAEP/SENAR-PR

Sindicato de Nova Aurora auxilia produtora no retorno à atividade rural

Josiane Kasprzak contou com o apoio da entidade local para manter o patrimônio da família e reinventar o negócio ao lado dos irmãos

A relação de Josiane Kasprzak com o meio rural é de família. Ela e os quatro irmãos cresceram em um sítio de 20 hectares no distrito de Palmitópolis, em Nova Aurora, na região Oeste do Paraná. Aos 18 anos, Josiane se mudou para Cafelândia, para trabalhar em um abatedouro. Lá, conheceu o marido, e o casal se mudou para São Bento do Sul, em Santa Catarina, interrompendo o contato com o campo por alguns anos.

Na cidade catarinense, Josiane trabalhou em fábricas de toalhas e de embalagem plásticas. Até que uma situação inesperada mudou os rumos da família. O pai de Josiane, que tocava as atividades no sítio, sofreu um acidente e faleceu. Além de terem que enfrentar o luto, ela e a família ainda tinham que decidir o futuro do sítio.

Meu pai fazia tudo. Primeiro a gente pensou em vender, depois quase arrendamos para construírem tanques de peixes. Até que meu irmão trouxe a ideia de que nós tínhamos que investir no negócio.

Josiane Kasprzak, produtora rural

A pequena propriedade, até então voltada para plantação de arroz e pastagens, mudou a rota com a piscicultura. Inicialmente, os planos demoraram para sair do papel. Apenas em 2015, cinco anos após o falecimento do pai, Josiane e dois irmãos conseguiram um financiamento para investir no novo negócio.

“A gente lembrou que o pai sempre falava que tudo que fazia era no sindicato rural. Aí deu o estalo de irmos lá para ver em que eles podiam ajudar. O sindicato foi ajudando, falando o que tinha que fazer, a documentação que a gente precisava. Foram dando o passo a passo”, afirma a produtora.

Josiane Kasprzak, produtora rural

Em 2017, Josiane decidiu voltar para Nova Aurora. Com a orientação do sindicato, buscou conhecimento na área. Fez cursos do SENAR-PR, como o Mulher Atual e de Gestão Rural, e na Copacol, na área de piscicultura. O irmão mais velho, que hoje mora no sítio e é responsável pela parte técnica, também se especializou. Ela ficou responsável por cuidar da parte administrativa da propriedade.

“Quando meu irmão precisa ficar fora, eu ajudo a cuidar dos peixes. Mas meu foco é a gestão”, diz. Hoje, a propriedade dos irmãos Kasprzak mantém quatro tanques de peixes, que alojam 350 mil tilápias. A produção é vendida para a Copacol.

Liderança

De volta ao campo, Josiane descobriu uma nova vocação. Associou-se ao Sindicato Rural de Nova Aurora e passou a se engajar nas atividades. Segundo o gestor da entidade, Lorival Camilo da Luz, esse contato permitiu que ela retomasse o vínculo com o campo.

“A gente começou colocando os pontos mais importantes para ela aprender. Depois vieram os cursos, ela foi se especializando. A Josiane é empenhada, então o sucesso do negócio foi apenas consequência do trabalho e parceria”, aponta Camilo da Luz. “Ela precisava de orientação e nós tínhamos as ferramentas”, diz.

A dedicação de Josiane não parou nas atividades do sítio. Em 2022, com a criação da comissão local de mulheres do sindicato, ela entrou para a coordenação do grupo, ao lado de outras quatro mulheres. Para se sentir mais confiante na nova jornada, participou do curso Comunicação e Oratória, promovido pela Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF) e, recentemente, de Liderança Rural, do Sistema FAEP/SENAR-PR.

“Eu sentia preconceito por ser mulher. Quando eu e meus irmãos íamos resolver algo do sítio, sempre conversavam só com eles. Percebi que precisava tomar a frente e esses cursos ajudaram a me posicionar”, afirma. “Nós, mulheres, precisamos caminhar lado a lado com os nossos esposos, pais e irmãos”, sentencia.

Bruna Fioroni

Jornalista com formação em UX Writing e UX Design. Tem experiência em produção de reportagens e roteiros, criação de conteúdo multimídia, desenvolvimento de estratégias de comunicação e planejamento de campanhas de marketing, com foco na experiência do usuário. Atualmente faz parte da equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio