Sistema FAEP/SENAR-PR

TRIGO/CEPEA: Dólar se valoriza, mas não estimula negócios no Brasil

Moinhos afirmam estar relativamente abastecidos e só adquirem a matéria-prima no mercado interno em caso de preços atrativos

Mesmo com a recente alta do dólar, a comercialização de trigo voltou a perder força no mercado brasileiro. Segundo pesquisadores do Cepea, ainda que a valorização da moeda norte-americana possa gerar expectativas de maiores preços em 2017, já que encarece a importação e favorece a exportação, agentes brasileiros não têm interesse em negociar neste momento. No geral, apenas triticultores sem espaço de armazenamento e/ou que precisam “fazer caixa” que mostram interesse em vender o cereal no spot. Do lado comprador, moinhos afirmam estar relativamente abastecidos e só adquirem a matéria-prima no mercado interno em caso de preços atrativos. Entre 14 e 21 de novembro, o preço médio do trigo CEPEA/ESALQ no Rio Grande do Sul caiu 2,5%, fechando a R$ 531,95/t nessa segunda-feira, 21.

Fonte: Cepea

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio