Sistema FAEP/SENAR-PR

USDA divulga relatório de oferta e demanda de fevereiro

Veja as estimativas para soja, milho e trigo

SOJA

usda__
Conforme expectativas do mercado, o relatório de fevereiro do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) reduziu os estoques mundiais para soja em 1,52 milhões de toneladas, dado a redução de estoque no Brasil, Estados Unidos e Argentina.
A redução dos estoques para os Estados Unidos tem relação com o ganhos de produção previstos para carne, segundo o relatório do USDA. Foram previstos também aumento dos embarques americanos de soja.

No Brasil a produção teve redução de 1 milhão de toneladas, com produtividades menores em função falta de chuvas nas regiões produtores, conforme já era esperado pelo mercado. Apesar de que, em algumas regiões brasileiras, estimativas apontam para uma redução ainda maior que 1 milhão de toneladas.

A produção mundial foi reajustada, com safra recorde na Argentina, segundo o relatório.

Com estes dados, o foco continua no quadro de oferta e demanda , mas com expectativa em relação a demanda americana e desenvolvimento na safra na América do Sul. Dólar em alta, petróleo e variáveis financeiras devem responder pelo movimento diário.

usda__2

MILHO

usda__3

O estoque final do milho para os Estados Unidos foi reajustado para baixo (Ver tabela acima). A oferta mundial , demanda e estoques foram reajustados para cima.

usda_4

TRIGO

tRIGO

Para o trigo a produção mundial e a demanda sofreram ajuste para cima neste relatório (Ver tabela acima).
A demanda brasileira foi revista de 12,30 para 12 milhões de toneladas, com queda nas importações de 7 para 6,7 milhões de toneladas.

usda__6

Tânia Moreira, economista do Departamento Técnico e Econômico / FAEP
Fevereiro-2015

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio