Sistema FAEP/SENAR-PR

Vendas de máquinas agrícolas fecham o primeiro semestre com alta

As vendas de máquinas agrícolas no país acompanharam o ritmo da safra recorde de grãos no primeiro semestre deste ano.As indústrias do setor enviaram ao atacado 32.550 tratores no período, crescimento de 27% em relação ao mesmo intervalo de 2012, segundo estimativas do mercado.

O aumento nas vendas de colheitadeiras foi ainda mais significativo, de 69% na mesma comparação, com 3.929 unidades comercializadas entre janeiro e junho de 2013.

As vendas, que haviam perdido força em maio, voltaram com força em junho. No mês passado, 504 colheitadeiras foram colocadas nas revendas –o dobro do registrado em junho de 2012.

A quantidade de tratores enviados às lojas, por sua vez, aumentou 27% em junho, para 6.029 unidades.

Os números indicam um desempenho recorde para a primeira metade do ano. Em 2010, considerado um dos melhores anos da história para o setor, as vendas de máquinas agrícolas somaram cerca de 35 mil unidades no primeiro semestre. Neste ano, segundo os dados preliminares, elas superaram 36 mil.

Em 2012, quando a comercialização bateu recorde anual, o resultado foi prejudicado nos primeiros meses do ano pela seca, que afetou a produção e a rentabilidade dos agricultores principalmente na região Sul do país.

Neste ano, porém, a supersafra de soja e os seus bons preços –ainda influenciados pelos baixos estoques– estimularam as vendas.

O bom desempenho do setor ajudou também no modesto crescimento da economia. A alta nos investimentos, no primeiro trimestre, foi impulsionada pela comercialização de máquinas.

Direto da Usina

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio