Sistema FAEP/SENAR-PR
TILAPIAS EM AGUA TURVA

A ameaça da tilápia do Vietnã | Boletim no Rádio #122

Importação a preços inferiores ao custo de produção local e dúvidas em relação à sanidade do produto causam preocupação por parte da cadeia produtiva brasileira

Nesse episódio do podcast do Sistema FAEP/SENAR-PR, o presidente da Comissão Técnica (CT) de Aquicultura da FAEP e presidente do Sindicato Rural de Palotina, Edmilson Zabott, e o técnico Fábio Mezzadri, do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP/SENAR-PR, conversam sobre a recente importação de tilápia congelada do Vietnã.

O pescado asiático entrou no mercado brasileiro a um preço muito abaixo do custo de produção nacional, o que motivou o pedido de ações antidumping pela Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca).

A operação também resultou em uma nota de repúdio da FAEP, que teme pela desarticulação dessa cadeia produtiva que ainda é bastante jovem e encontrou no Paraná campo fértil para se desenvolver. O Estado é o maior produtor nacional de tilápia.

Ouça o podcast:

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio