Sistema FAEP/SENAR-PR
Colaboradores do Sistema FAEP/SENAR-PR organizam kits a serem distribuídos para participantes do encerramento do Programa Agrinho 2023 em uma sala do Expotrade, em Pinhais

Destinação correta de resíduos | Campo & Cia #180

No programa de rádio dessa semana, a diretora de ESG do Sistema FAEP/SENAR-PR detalha a ação de destinação adequada de materiais usados em dois eventos realizados em 2023

O programa semanal de rádio do Sistema FAEP/SENAR-PR Campo & Cia traz como convidada a diretora de ESG da entidade, Fabiana Campos, para falar sobre a ação que resultou na destinação correta de quase 2,5 toneladas de plásticos, metais e embalagens de papel e papelão gerados em dois eventos promovidos em 2023: o encerramento do Programa Agrinho, em outubro, e o Encontro Estadual de Líderes Rurais, em dezembro.

Fabiana lembra que os dois acontecimentos reuniram mais de 8 mil pessoas dos 399 municípios paranaenses no Centro de Convenções Expotrade, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Para fazer a destinação adequada dos materiais, o Sistema FAEP/SENAR-PR recorreu a uma empresa certificada, que garantiu a reciclagem total dos produtos, de acordo com a legislação. No total, foram reaproveitados 1.917 quilos de embalagens de papel e papelão, 134 quilos de metais e 349 quilos de plásticos.

Tendência mundial

Fabiana comentou durante a participação no programa que medidas para reduzir a geração de resíduos e aumentar a reciclagem das matérias-primas passaram a fazer parte da rotina do Sistema FAEP/SENAR-PR. Todos os acontecimentos programados para 2024, independentemente do tamanho, terão a destinação correta dos resíduos plásticos, metais e embalagens de papel.

Aliado a isso, outras duas medidas serão adotadas ao longo de 2024. No pré-evento, durante a formatação do projeto, ações voltadas para a sustentabilidade serão implantadas, como a redução de backdrops em lona para adoção de painéis de Led. Outro passo importante, que deve avançar em breve, é a adoção de iniciativas para realizar a neutralização dos gases de efeito estufa gerados pelos eventos do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio