Sistema FAEP/SENAR-PR

Agrinho em terras portuguesas

Parceria com universidade de Portugal pode levar o programa do SENAR-PR para diversos países de língua portuguesa

Depois de ser replicado em outros estados brasileiros, o Programa Agrinho deve se internacionalizar. No dia 29 de maio, o SENAR-PR recebeu em sua sede, em Curitiba, a vice-reitora da Universidade Aberta (UAb) de Portugal, Carla Padrel de Oliveira, e a professora Daniela Vieira, para tratar de uma parceria com a instituição portuguesa.

O objetivo é trabalhar a formação dos professores portugueses para a utilização dos materiais pedagógicos do Agrinho. Segundo Carla, além de Portugal, esta formação deve contemplar futuramente, por meio da UAb, outros países de língua portuguesa, como Angola e Moçambique, onde a agricultura tem grande importância. A UAb é a única instituição de ensino superior público à distância em Portugal e trabalha com 47 países.

Segundo a pedagoga Patrícia Lupion, consultora do SENAR-PR, trata-se de um acordo que poderá trazer benefícios às duas partes. A UAb possui uma expertise de mais de 30 anos de atuação na área de educação à distância, com técnicas e tecnologias consolidadas. “O interesse é mútuo. Nós podemos utilizar o ambiente virtual deles para nossos cursos à distância e eles poderão utilizar o material do Agrinho, que já foi chancelado pela Unesco”, avalia.

A UAb e o SENAR-PR vão discutir as bases para um convênio formal de colaboração, que poderá ser assinado em breve, abrindo novas possibilidades educacionais para os produtores paranaenses e levando o Programa Agrinho para outros países.

O Agrinho é a principal ação de responsabilidade social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Seu objetivo central é levar às salas de aula, principalmente do interior do Estado, temas transversais, como saúde, segurança pessoal, meio ambiente, sexualidade, ética, entre outros. Com isso, a proposta é despertar a criatividade e a capacidade crítica nas crianças, levando-as à compreensão das relações que existem entre os meios urbano e rural.

Neste ano, o Agrinho completa 22 anos de existência. Ao longo desse tempo mais de uma geração de jovens foi tocada pelas suas discussões e pelos seus trabalhos. A cada ano o programa envolve cerca de 80 mil professores e 1 milhão de crianças em todas as regiões do Paraná.

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Galeria | Flickr

  • AX6A6385
  • AX6A6406
  • AX6A6402
  • AX6A6414
  • AX6A6424
  • AX6A6429
  • AX6A6437
  • AX6A6442
  • AX6A6363

Boletim no Rádio