Sistema FAEP/SENAR-PR

Centeio aparece como opção interessante para a safra de inverno

Cereal cresce em área e produção no Paraná, que responde por mais de 70% da produção brasileira

Primo mais tímido do trigo e da cevada, o centeio aparece como uma opção interessante para o planejando da lavoura de inverno. Sua farinha vem ganhando espaço nas prateleiras dos supermercados, atendendo a demanda de pessoas que buscam hábitos mais saudáveis de alimentação. No campo também existem benefícios. O cereal pode fazer bem à saúde das lavouras.

Segundo o pesquisador da Embrapa Trigo, Alfredo do Nascimento Júnior, hoje a principal função do centeio é cobertura do solo. Isso se explica pelas suas qualidades agronômicas. “É uma planta rústica, com sistema radicular agressivo, raiz profunda e grande tolerância a solos ácidos”, explica.

Também é indicado para quem utiliza o Sistema de Plantio Direto (SPD), uma vez que produz uma palhada farta e de alta qualidade, que se decompõe lentamente, protegendo o solo por mais tempo e reduzindo o aparecimento de plantas daninhas. “Isso faz com que o produtor economize entre uma e duas aplicações de herbicidas depois, na soja e no milho”, complementa o pesquisador.

Talvez pela sua finalidade ser majoritariamente para cobertura do solo, a cultura tenha informações tão díspares sobre área e produção. “O pessoal planta muito mas colhe pouco, isso confunde os bancos de dados. A produtividade registrada é baixíssima, porque o pessoal planta e usa só para cobertura e pastagem”, observa o pesquisador de cereais de inverno da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (Fapa), Juliano Luiz de Almeida.

Leia mais sobre os benefícios do centeio aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio