Sistema FAEP/SENAR-PR

Chuvas atrasam plantio de trigo no Paraná

Área plantada chegou a 73%, menor que 2016 e 2015

Com as fortes chuvas que assolam o Estado, o plantio de trigo avançou apenas 3% nesta semana no Paraná, maior produtor brasileiro do cereal de inverno, segundo o relatório de acompanhamento das culturas divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral).

Nesse ritmo, a área plantada chegou a 73%, o que representa atraso de dois pontos percentuais contra os 75% registrados na mesma época do ano passado e de quatro pontos percentuais ante os 77% do mesmo período de 2015. “Não se pode dizer que o plantio esteja muito atrasado”, avalia o analista sênior da Consultoria Trigo & Farinhas, Luiz Carlos Pacheco.

“Note-se que o plantio maior foi efetuado nas regiões Norte e Centro do Estado, no devido tempo, restando agora o Sul e o Sudoeste, justamente as regiões mais atingidas pelas chuvas recentes. Outro efeito das chuvas está ligado a qualidade das lavouras. O relatório registrou 99% em condições boas e 1% em condições médias, contra 100% até a semana passada. Mas, o fenômeno apenas repete o que ocorreu no ano passado, inclusive com os mesmos percentuais”, completa o analista.

Fonte: Agrolink

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio