Sistema FAEP/SENAR-PR

Colheita da soja atinge 66% da área no Paraná

Trabalhos estão atrasados em relação ao ano passado e dificultam plantio da segunda safra de milho

A colheita da soja avançou 13 pontos percentuais no Paraná e atingiu 3,325 milhões de hectares, que corresponde a 66% da área plantada de 5,071 milhões de hectares. Apesar do avanço, os trabalhos ainda estão atrasados em relação a esta mesma época do ano passado, quando as máquias haviam colhido 74% do terreno. Mas, se comparado à média de cinco anos, o indicador atual está acima do histórico, que é de 57%. As estimativas são do Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná.

Segundo o Deral, a colheita foi concluída nos 464,5 milhões de hectares cultivados na região de Toledo, no oeste paranaense, a quarta maior produtora do Estado. Os trabalhos atingiram 95% dos 618 milhões de hectares plantados na região de Campo Mourão, que lidera a produção estadual.

Na avaliação do Deral, 84% da soja a ser colhida está em condições consideradas boas, 14% média e 2% ruim. Em relação ao estágio das lavouras, 64% está em fase de maturação, 33% em frutificação e outros 3% em floração.

Milho verão

A colheita do milho de verão avançou no mesmo ritmo da soja com ganho de 13 pontos percentuais na semana e colheita até agora de 314,3 mil hectares, que correspondem a 58% da área cultivada, praticamente em linha com os 55% colhidos até a segunda semana de março do ano passado. Os trabalhos também já foram concluídos na região de Toledo (12,6 mil hectares) e em Umuarama (558 hectares).

Na região de Ponta Grossa, maior produtora do Estado, foram colhidos até agora 90% (88,38 mil hectares) da área de 98,2 mil hectares. Segundo o Deral, 87% das lavouras paranaenses de milho de verão estão em condições consideradas boas e 13% são médias. Em relação ao estágio das lavouras, 64% estão em fase de maturação, 33% em frutificação e 3% em floração.

Safra de inverno

O plantio de milho safrinha aumentou em 5 pontos percentuais e atingiu 1,598 milhão de hectares, que representam 86% dos 1,865 milhão de hectares projetados pelo Deral para esta safra. No ano passado, a semeadura alcançava 93% da área ocupada pelo cereal nesta época. O plantio já foi concluído dentro do período recomendável em Cascavel (298 mil hectares) e Toledo (403,4 mil hectares). Em Campo Mourão, terceira maior região produtora, foram semeados 258,5 mil hectares, que representam 94% dos 275 mil hectares esperados. O levantamento do Deral mostra que 98% das lavouras estão em condições consideradas boas e 2% média.

Fonte: Globo Rural

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio