Sistema FAEP/SENAR-PR

Condições climáticas e tendências para os próximos meses

O fenômeno climático “El Nino” deve influenciar o clima dos próximos meses, ou seja, durante o segundo semestre deste ano

Durante o mês de junho, observamos volumes de chuva muito acima da média histórica, na maior parte da Região Sul do Brasil. Os maiores volumes de chuvas foram observados entre o Centro-Norte do Rio Grande do Sul, Centro-Oeste de Santa Catarina e Centro-Sul e Oeste do Paraná. Nestas regiões os volumes acumulados durante o mês, passaram dos 400 mm em várias localidades, enquanto que, no extremo sul do Rio Grande do Sul e Norte do Paraná os volumes acumulados de precipitação, não passaram dos 100 mm. Os maiores volumes de chuva ficaram concentrados nos primeiros 10 dias do mês, devido ao uma frente fria, que ficou estacionária sobre a região. As precipitações continuam com o mesmo padrão observado nos últimos meses, com uma distribuição muito irregular, concentrando grandes volumes de chuva em curtos períodos. Devido a este grande volume de chuvas, a maior parte da região vem apresentando excesso de umidade no solo.

Foram observadas grandes variações de temperaturas no decorrer do mês. Tivemos a passagem de uma massa de ar muito fria, no início do mês, que provocou uma queda acentuada nas temperaturas e formação de geadas, nas áreas mais altas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Centro-Sul do Paraná. Já no final do mês observamos valores médios de temperatura acima da média histórica, na maior parte da Região Sul do Brasil.

Com relação às temperaturas das águas da superfície do mar, continua tendência de mudança, apresentando valores levemente acima do normal, no Oceano Pacífico Equatorial, passando de condições de “neutralidade” para um novo “El Nino”, nos próximos meses, conforme podemos observar na figura 01. Os modelos de previsão climática, continuam indicando o estabelecimento do fenômeno climático “El Nino”, a partir do segundo semestre deste ano.

O fenômeno climático “El Nino” deve influenciar o clima dos próximos meses, ou seja, durante o segundo semestre deste ano. Sendo assim, para os próximos meses podemos esperar que as precipitações continuem com volumes acima da média, no sul do Brasil. Outra característica do “El Nino”, para o centro-sul do Brasil, é uma melhor distribuição das precipitações.

As temperaturas devem continuar com estas variações bruscas, intercalando períodos um pouco mais quentes com quedas acentuadas de temperaturas no centro-sul do Brasil, consequência da entrada de massas de ar frio mais intensas, no decorrer dos próximos meses, que favorecem a formação de geadas mais significativas, nas áreas mais altas do sul do Brasil.

Por Luiz Renato Lazinski

Meteorologista/ INMET/MAPA

 

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio