Sistema FAEP/SENAR-PR

FAEP lamenta o falecimento de Guerino Guandalini

Líder rural comandava o Sindicato Rural de Astorga havia mais de 40 anos e ocupava a vice-presidência da FAEP havia mais de 30 anos

O Sistema FAEP/SENAR-PR lamenta, com profundo pesar, o falecimento do líder rural Guerino Guandalini, aos 91 anos. Um dos pioneiros da região Norte do Paraná, Guandalini chegou a Astorga, à época ainda distrito de Arapongas, em 1949. No início, o líder rural dedicou-se ao comércio de cereais e, com o tempo, passou a ser atuante no sistema sindical rural paranaense. Primeiro, como diretor do Sindicato Rural de Astorga e, em 1982, como presidente, cargo que ocupou até seu o falecimento. Entre 1988 e 1991, assumiu o cargo de diretor do Conselho Fiscal da FAEP e, no ano seguinte, a posição de vice-presidente, função que exerceu nos últimos 33 anos. O líder rural faleceu na madrugada desta quarta-feira (17).

“O Guerino fez parte de todas as grandes mobilizações do agro paranaense, como a aprovação do Código Florestal, a luta contra a proibição da soja transgênica, prescrição trabalhista, invasões ilegais de terras, entre outras tantas. Nessas e em outras ocasiões, nunca mediu esforços para defender os direitos e interesses dos agricultores e pecuaristas do Paraná”, destaca o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette. “O setor agropecuário do Paraná e do Brasil, os nossos produtores rurais e a sociedade da região de Astorga devem muito a esse homem, que foi incansável em suas lutas, sempre fiel aos seus valores”, complementa Meneguette.

Em 1992, Guandalini ocupou a presidência da FAEP por seis meses, quando o então presidente, Ágide Meneguette, precisou se ausentar da função. Na ocasião, o líder rural se transferiu para Curitiba, para despachar diretamente do gabinete da presidência. Em 2013, Guandalini foi condecorado com a Ordem Estadual do Pinheiro (categoria Grande oficial), a maior honraria do Estado. No ano passado, Guandalini foi homenageado como o segundo presidente de sindicato rural com mais idade no Paraná, recebendo uma placa como reconhecimento pelo esforço e dedicação ao sistema sindical rural.

Guerino Guandalini deixa quatro filhos, oito netos e 13 bisnetos. A diretoria e os colaboradores do Sistema FAEP/SENAR-PR, em nome de todo o sistema sindical rural, prestam solidariedade aos familiares, amigos e colegas e agradecem pelo legado deixado.

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio