Sistema FAEP/SENAR-PR

Conselho de Administração da Portos do Paraná tem novo presidente

Cargo passa a ser ocupado por Diogo Piloni e Silva, que também é secretário Nacional de Portos. Ele substitui o consultor da FAEP Nilson Hanke Camargo

O secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni e Silva, é o novo presidente do Conselho de Administração da Autoridade Portuária de Paranaguá – colegiado responsável pela orientação geral dos negócios da empresa pública que administra o Porto de Paranaguá. Apresentada pelo governador Carlos Massa Junior, a indicação de Piloni e Silva foi aprovada em assembleia-geral da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), ocorrida no dia 27 de agosto. Ele substitui o consultor de logística da FAEP Nilson Hanke Camargo, que ocupava a presidência do conselho desde julho de 2018.

O novo presidente do Conselho da Portos do Paraná é engenheiro civil formado na Universidade de Brasília (UnB) e cursou MBA em Gestão e Engenharia Portuária na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Além de sua formação, Piloni e Silva tem no currículo passagens pela Secretária de Portos da Presidência e pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Piloni e Silva passou a fazer parte do Conselho da APPA em julho, como membro indicado pelo governo federal.

“Me sinto honrado, porque sei da importância deste colegiado e do Porto de Paranaguá para o Brasil, especialmente no momento que vivemos”, destacou Piloni. “Nós, enquanto conselho, devemos pensar em temas estratégicos, de cultura e gestão. Como o porto já têm uma operação eficiente, com muita qualidade nos serviços prestados, a intenção é focar nas questões gerenciais e de planejamento”, completou.

Na reunião do Conselho de Administração da Appa ocorrida em 31 de julho, o então presidente Hanke Camargo abriu mão do cargo. Com isso, o diretor-presidente da APPA, Luiz Fernando Garcia da Silva, indicou Piloni e Silva para presidir o Conselho. A indicação foi referendada oficialmente pelo governador. Na mesma reunião, Hanke Camargo foi instituído como substituto imediato do presidente do Conselho. Na avaliação do consultor da FAEP, o fato de Piloni e Silva ter sido nomeado para liderar o colegiado deve ser positivo ao setor rural paranaense.

“Cedi a presidência ao Piloni e Silva por entender que ele, como secretário nacional, a maior autoridade portuária brasileira, poderá contribuir muito com os portos do nosso Estado. Isso traz mais prestígio aos terminais de Antonina e Paranaguá, que passam a ter um olhar ainda mais de perto do governo federal. Isso é muito bom para o agronegócio, que precisa de infraestrutura eficiente para escoar sua produção”, disse Hanke Camargo.

Desde 2001 na FAEP, Hanke Camargo é engenheiro agrônomo formado na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em logística, ele é pós-graduado em Elaboração e Análise de Projetos pelo Instituto de Planejamento Econômico e Social (Ipea). Também foi membro de outros conselhos dos portos paranaenses.

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio