Sistema FAEP/SENAR-PR

Curso de seguro rural abre novas turmas a partir de março

Oito turmas estão agendadas para o primeiro semestre de 2022. Capacitação segue em formato remoto e totalmente gratuito

O Sistema FAEP/SENAR-PR vai retomar o curso “Seguro agrícola para grãos” a partir da segunda semana de março. Serão realizadas oito turmas no primeiro semestre de 2022 (confira as datas no quadro), com aulas por videoconferência e sem custo. A capacitação é destinada a todos os envolvidos na cadeia de seguros, como produtores, sindicatos rurais, profissionais de assistência técnica e instituições financeiras, desde que sejam atuantes no Paraná.

Inscrições: para saber mais sobre o curso, clique aqui.

O seguro rural é uma importante ferramenta de gestão de riscos na agricultura. Em um cenário de condições climáticas desafiadoras, como vem acontecendo na safra 2021/22 por causa da seca, o seguro agrícola permite que os produtores rurais tenham seus prejuízos cobertos e compromissos financeiros assegurados. A ferramenta tornou-se indispensável para mitigação de perdas no campo, pois garante maior estabilidade de renda ao longo das safras.

“O Paraná é historicamente o Estado que mais contrata seguro rural no país, resultado direto de uma política que incentivamos ano após ano. Esse curso tem ajudado a disseminar a importância da contratação do seguro a todos os envolvidos em atividades agrícolas, fornecendo informações completas sobre o uso da ferramenta”, pontua Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR.

“Estamos dando continuidade à capacitação por uma série de demandas do campo, principalmente em vista das últimas perdas registradas, que foram bastante significativas. É um curso com foco na elucidação de dúvidas e aplicação prática, abordando pontos como os itens da apólice, riscos cobertos e não cobertos e como calcular a indenização”, explica Ana Paula Kowalski, técnica do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Os conteúdos previstos no curso incluem conceito de seguro agrícola e sua importância para a gestão de riscos, programas no âmbito federal e estadual, Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), mercado e modalidades de seguros rurais, tipos de cobertura, exemplos de cálculos, pontos de atenção ao contratar um seguro, ocorrência de sinistro, perícia e formação da taxa do seguro (prêmio).

Serviço

Os interessados devem se inscrever no site sistemafaep.org.br. As turmas serão por ordem de inscrição. Os participantes serão contatados por e-mail e telefone informados no cadastro. O curso possui carga-horária de seis horas, divididas em três encontros online. O horário das aulas será das 15 horas às 17 horas, realizadas às terças, quartas e quintas-feiras. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (41) 2169-7923 ou e-mail: economico@faep.com.br.

Bruna Fioroni

Jornalista com formação em UX Writing e UX Design. Tem experiência em produção de reportagens e roteiros, criação de conteúdo multimídia, desenvolvimento de estratégias de comunicação e planejamento de campanhas de marketing, com foco na experiência do usuário. Atualmente faz parte da equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR.

2 comentários

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio