Sistema FAEP/SENAR-PR

Em Prudentópolis, produtor implanta turismo rural na propriedade

Bruno Lis aproveitou os conhecimentos obtidos no curso do SENAR-PR para colocar em prática projeto da família

O crescimento do turismo rural em Prudentópolis, na região dos Campos Gerais, raças aos recentes investimentos realizados pela administração municipal nessa área, tem fomentado novos negócios, inclusive no campo. A família Lis, que sempre ganhou a vida a partir da produção de alimentos na propriedade de 14 hectares, resolveu apostar em uma nova atividade. Por conta das belezas naturais existentes dentro da fazenda, o produtor Bruno Lis, de 27 anos, procurou o SENAR-PR em busca de conhecimento.

“Fazendo os cursos [do SENAR-PR], fomos tomando coragem, aprendendo como funciona, pegando ideias. Com essa ajuda, a gente conseguiu tornar o sonho em um projeto”, compartilha o produtor. “Eu tinha dúvidas sobre como abrir um negócio. As capacitações influenciaram bastante, a ponto de eu repassar informações aos meus dois irmãos, sócios no empreendimento”, completa.

As belezas naturais dentro da propriedade da família Lis precisava de benfeitorias. Bruno e seus irmãos investiram R$ 230 mil para realizar algumas obras: uma plataforma em cima de uma cachoeira, um mirante que oferece vista ao Cânion Cabeça de Lobo (que dá nome ao empreendimento), trilhas e uma lanchonete. Esta serve pratos típicos dos imigrantes ucranianos, como o pastel cozido recheado com batata e requeijão (varenek), a linguiça pura e a cracóvia com pão tipo broa e raiz forte (krein).

O primeiro teste do local ocorreu no feriado de Carnaval, em fevereiro deste ano. Nesses dias, o tempo não favoreceu o turismo na região por conta da chuva. Ainda assim, Lis conta que diversos visitantes foram no feriado e o movimento continuou nos dias seguintes. No primeiro mês, 400 pessoas passaram pelo local, um resultado acima das expectativas. “Agora, estamos pensando em implantar projetos para turismo de aventura para atrair ainda mais público para a nossa reserva natural”, projeta.

O case de sucesso da família Lis é apenas um dos inúmeros que as capacitações do SENAR-PR têm ajudado a concretizar, segundo o instrutor da entidade José Rivaldo dos Santos. Por onde passa no Paraná, o profissional se depara com novos projetos e a mobilização de um setor cada vez mais preparado para explorar o potencial de gerar renda com o turismo rural.

“Quando fizemos uma visita durante o curso, a propriedade da família Lis era o mato e um carreiro para chegar aos atrativos, inclusive para o cânion, que é incrível. Com o conhecimento repassado ao longo do curso, o Bruno entendeu o recado, estruturou a propriedade e criou esse parque denominado ‘Cabeça de Lobo Parque’. Agora, já é mais um atrativo do turismo em Prudentópolis”, celebra o instrutor.

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio