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Empresa do Paraná usa soja orgânica para preparar tofu com mais durabilidade e sabores diversos

Os hambúrgueres da marca tem sabores como tomate e milho, alho e ervas e azeitona verde

Desde 2004, a Samurai Organic Foods se dedica à produção de queijo a partir do leite de soja. A empresa, sediada no município de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba (PR), aproveita a produção orgânica local do grão para fabricar derivados de tofu com maior durabilidade e sabores diversos.

De origem chinesa, mas muito apreciado por japoneses e coreanos, o alimento costuma aparecer como substituto da carne para os vegetarianos ocidentais. Uma porção de tofu, que é rico em vitamina B e sais minerais e praticamente isento de colesterol, lactose e glúten, possui, em média, o dobro de proteínas que um punhado de feijão e quase metade das calorias do queijo branco.

A preparação do alimento exige, inicialmente, doze horas de descanso dos grãos de soja em água. Após esse período, a massa é processada, cozida e filtrada. Ao fim do procedimento, que pode durar até 120 minutos, obtém-se uma espécie de leite que, coagulado, dá origem ao tofu. “Antes de ser embalado, o tofu ganha temperos especiais e é pasteurizado, garantindo durabilidade de até 70 dias ao produto”, conta Marcos Vellozo, gerente de produção da Samurai desde 2009.

Mas são os temperos que garantem ao tofu o grande diferencial da marca. O portfolio da empresa conta com espetos para churrasco, patês e hambúrgueres, nas opções de sabor curry e pimenta. “Muita gente não come tofu porque diz que é sem gosto”, comenta Vellozo. Ele divide a sociedade da Samurai com Frantiesco Pessoa e o belga Frederik Dossche.
Divulgação/SamuraiFoods
O portfolio da empresa conta com espetos para churrasco, patês e hambúrgueres

O último deles, importador da soja orgânica brasileira, com experiência de mais de uma década no comércio de produtos a base de tofu em seu país, conheceu a Samurai por meio da Agrorganica, empresa dedicada ao fomento da exportação do grão do Brasil para a Europa, e decidiu apostar no negócio.

Assim, há dois anos, o trio reuniu o conhecimento e investiu o necessário para elevar a operação da Samurai, adquirindo novas tecnologias de automação e maior capacidade de produção e distribuição. Hoje, a empresa, que tem 15 funcionários, compra aproximadamente 880 quilos de soja e produz 1,3 mil quilos de tofu por semana.

Os industrializados abastecem grandes redes de supermercados e lojas especializadas em alimentos naturais das regiões Sul e Sudeste, principalmente. O público consumidor da marca é formado por vegetarianos, veganos e consumidores gourmet. Vellozo aponta ainda que as mulheres são as que mais consomem tofu. “Cerca de 70% do público que compra os produtos da Samurai é feminino. Elas estão buscando uma alimentação e um estilo de vida e consumo mais saudáveis”, completa.

Fonte: Globo Rural – Juliana Bacci

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