Sistema FAEP/SENAR-PR

Exportação agrícola do PR é a maior da história no primeiro quadrimestre

Soja foi o grande destaque do estado e volume exportado em quatro meses já é equivalente à metade de tudo o que foi mandado para fora do país no ano passado

As exportações de produtos agrícolas no Paraná bateram um recorde histórico nos primeiros quatro meses de 2016. De janeiro a abril deste ano foram embarcadas para fora do país 8,51 milhões de toneladas, o que representa 43% a mais do que o registrado em período equivalente em 2015. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, divulgados no início da semana e foram compilados em levantamento da Federação da Agricultura do Paraná (Faep).

Cotação em baixa

A redução na cotação dos produtos exportados pelo Paraná fez com que o valor exportado tenha crescido menos do que o volume. Em valores arrecadados o Paraná teve aumento de 13%, totalizando US$ 3,88 bilhões. De acordo com o relatório da economista Tânia Moreira, o recuo dos preços médios de exportação foi de 21% nos primeiros quatro meses de 2016 comparado a período equivalente em 2015.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio