Sistema FAEP/SENAR-PR

Formaturas do AAJ celebram preparação de aprendizes para o mercado de trabalho

Mais de 100 alunos do programa do Sistema FAEP/SENAR-PR receberam seus diplomas, em dezembro

Mais de 100 alunos do Programa Aprendizagem de Adolescentes e Jovens (AAJ) celebraram sua formatura, entre os dias 11 e 14 de dezembro. Todos cursaram o módulo “Mecânica de manutenção de tratores”, como aprendizes em unidades do Grupo Santa Terezinha, em sete municípios do Paraná. Boa parte dos alunos deve ser contratada pela empresa. Realizado pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, o AAJ é voltado a promover o primeiro contato de jovens e adolescentes com o mercado de trabalho e estimula o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais.

A iniciativa contribui de forma direta com o desenvolvimento desses alunos e os direciona para uma profissão, em uma de suas áreas de interesse. Podemos dizer que é um programa que abre as portas do mercado de trabalho para esses jovens.

Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR

As sete turmas ocorreram nos municípios de Cidade Gaúcha, Iguatemi, Ivaté, Paranacity, Rondon, Tapejara e Terra Rica. Os eventos de formatura reuniram autoridades locais (como o prefeito e vereadores de cada município), representantes da Usina Santa Terezinha, do Sistema FAEP/SENAR-PR e da comunidade escolar, além de familiares dos alunos. O Sistema FAEP/SENAR-PR foi representado pela diretora-técnica Débora Grimm e pela técnica Márcia Pereira Salles, do Departamento Técnico (Detec) da entidade. Além de reforçar o engajamento de todos os atores envolvidos no programa, a formatura também contemplou apresentações dos formandos.

“A formatura tem o potencial de conectar autoridades do município para entender a importância de se investir em projetos como este, que promovem uma transformação diária na vida desses alunos. Além disso, os eventos envolvem as famílias, que conseguem enxergar a importância da formação profissional para os jovens”, destaca Márcia.

O AAJ é realizado ao longo de uma carga-horária de 1,2 mil horas. O programa é dividido em três fases: Núcleo Básico, que se foca no desenvolvimento pessoal dos alunos, abordando temas como gestão de pessoas, comunicação, liderança e cidadania, entre outros; Núcleo Específico, que traz temas voltados à atividade profissional em questão; e Prática Profissional, desenvolvida nas oficinas das unidades do Grupo Santa Terezinha. Desde seu lançamento, o AAJ já formou mais de 1,5 mil alunos, preparando-os para o futuro profissional.

“Os alunos entram de uma forma e, ao fim do ano letivo, saem completamente diferentes: com mais desenvoltura e confiança, além de terem sido direcionados para sua área de interesse”, aponta Márcia. “É notável o desenvolvimento desses jovens não só em relação ao aspecto profissional, mas de suas habilidades humanas, mesmo”, acrescenta.

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

  • IMG_7804
  • IMG_7797
  • IMG_7803
  • IMG_7790
  • IMG_7793
  • IMG_7787
  • IMG_7775
  • IMG_7783
  • IMG_7771

Boletim no Rádio