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Paraná lidera embarques de frango no 1° quadrimestre do ano

Nos primeiros quatro meses do ano, 523,49 mil toneladas da proteína foram exportadas, o que representa 35,74% dos negócios do segmento no país

Impulsionada pela taxa de câmbio e pelas constantes habilitações conquistadas pelas indústrias avícolas do Paraná, a exportação da carne de frango no Estado apresentou alta de 19% no primeiro quadrimestre de 2016 em relação ao mesmo período do ano passado. Até abril, 523,49 mil toneladas da proteína foram embarcadas no Estado frente a 439,91 mil exportadas entre janeiro e abril de 2015, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Com isso, o Paraná lidera os embarques de frango do país, respondendo por 35,74% das exportações totais do segmento. Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), Domingos Martins, os números representam o alto controle sanitário do setor e a aptidão do estado para a avicultura.

“A avicultura paranaense tem o melhor controle de sanidade do mundo. Não existe nada que tenha um controle sanitário mais relevante do que a avicultura do Paraná e do Brasil. Além disso, nosso estado tem vocação para a atividade, com tecnologia e mão de obra especializada. O que nos permite atender a  demanda de mais de 150 países exigentes”, afirma Martins.

A produção seguiu o ritmo acelerado dos embarques e cresceu 12,19% no Estado, segundo dados do Sindiavipar. No primeiro quadrimestre do ano 588,65 milhões de cabeças de frango foram abatidas ante 524,67 milhões no mesmo período em 2015. A produção acumulada até o abril é a maior desde 2003, quando a produtividade passou a ser registrada no Paraná.

Fonte: Sindiavipar

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

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