Sistema FAEP/SENAR-PR

Paraná termina semeadura de trigo

Para o atual ciclo, é esperado uma produção superior a 4 milhões de toneladas do cereal, 112% a mais em relação ao ciclo anterior

O plantio do trigo no Paraná está praticamente finalizado. De acordo com o último levantamento realizado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), 98% de uma área de 1,33 milhão de hectares já foi semeada. Para o atual ciclo, é esperado uma produção superior a 4 milhões de toneladas do cereal, 112% a mais em relação ao ciclo anterior.

Hugo Godinho, engenheiro agrônomo do Deral, explica que a semeadura atrasou um pouco devido às chuvas que ocorreram em algumas regiões, mas lembra que o cronograma de plantio segue dentro dos parâmetros esperados. Godinho adianta que as chuvas ocorreram principalmente na região Centro-Sul. Já no Norte Pioneiro, o agrônomo revela que há registro de perda de produtividade devido à seca.

No Oeste paranaense, alguns focos de doenças incomodam produtores que resolveram plantar o cereal um pouco mais cedo. Mesmo com esses problemas pontuais, Godinho espera uma boa safra neste inverno. A produtividade para este ciclo está estimada em 3,0 mil quilos por hectare, 37% a mais em comparação ao ciclo 2012/13.

Preços
Com a aproximação da safra, o valor da commodity vem registrando recuo. Godinho aponta que julho deve ter o menor preço do ano. Além disso, acrescenta o especialista, os estoques internacionais estão em alta. Em junho, o valor médio da saca de 60 quilos fechou em R$ 41,78, ante R$ 42,59/saca registrado em maio.

Fonte:

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio