Sistema FAEP/SENAR-PR

Perdas por causa do excesso de chuvas | Campo & Cia # 171

Outubro mais chuvoso da história resultou em perdas – de quantidade e qualidade – em diversas culturas agrícolas

O Paraná registrou o outubro mais chuvosos dos últimos 26 anos, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Em Curitiba, por exemplo, choveu 559,8 milímetros (mm) no mês passado, enquanto a média é de 144 mm. A situação se repetiu em diversas regiões do Estado. Ainda de acordo com o Simepar, outros municípios, paranaenses também registraram recordes de chuva no período, como Antonina, Guarapuava, Fazenda Rio Grande, Francisco Beltrão, Paranaguá, Pato Branco e União da Vitória.

Esse excesso de chuvas resultou em perdas – de quantidade e qualidade – em diversas culturas agrícolas, como destaca Ana Paula Kowalski, técnica do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP/SENAR-PR, no programa de rádio Campo & Cia desta semana. Segundo a especialista, o trigo foi uma das culturas mais atingidas, com perda superior a 17% do seu potencial produtivo. A cevada também registrou perdas significativas.

Ouça e/ou baixe o programa completo no player a seguir:

Diante da situação, o Sistema FAEP/SENAR-PR tem solicitado medidas de auxílio por parte dos órgãos públicos, pois muitos produtores já estão com crédito comprometido por conta de outras perdas no passado. A ideia é a criação de uma linha de financiamento emergencial, entre outras ações.

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio