Sistema FAEP/SENAR-PR
Participantes da cerimônia de encerramento do Prêmio Queijos do Paraná 2023 posam para foto das autoridades e ganhadores de medalhas

Prêmio Queijos do Paraná: confirmada edição 2025 | Campo & Cia #174

Programa dessa semana recebeu o casal Leomar Melo Martins e Marisa Alexandre Martins, produtores de queijo em Santana do Itararé, no Norte Pioneiro

O Sistema FAEP/SENAR-PR confirmou que haverá uma nova edição do Prêmio Queijos do Paraná em 2025. Para celebrar a diversidade e a importância dos derivados lácteos paranaenses, o Campo & Cia dessa semana trouxe como convidados o casal formado por Leomar Melo Martins e Marisa Alexandre Martins. Os dois são donos do Sítio Aliança, em Santana do Itararé, no Norte Pioneiro, para onde foram oito medalhas da premiação, direcionadas a cinco queijos produzidos lá.

Ouça e/ou baixe o episódio completo no player abaixo:

Entre os 10 produtos premiados com a medalha super ouro na edição 2023 do Prêmio Queijos do Paraná, três são produzidos por Leomar e Marisa, em Santana do Itaraé. O casal já tinha sido premiado em um concurso internacional, além de terem acumulado participações em outras competições. “No primeiro concurso em que estivemos, não recebemos medalhas, mas levamos para casa o ouro do conhecimento”, lembrou Leomar durante o programa.

A edição 2023 do prêmio reconheceu 98 produtos com medalhas de bronze, prata, ouro e super ouro. Ao todo, 297 queijos foram julgados no concurso e a iniciativa reuniu 28 entidades apoiadoras, entre universidades, instituições públicas e associações ligadas à cadeia produtiva dos lácteos. Juntos, todos levaram a campo dezenas de ações voltadas ao desenvolvimento do setor lácteo.

O Paraná é, atualmente, o segundo maior produtor de leite do país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São processados 12 milhões de litros por dia em território estadual, dos quais 5 milhões são destinados à fabricação de queijos. O leite está presente como atividade econômica nos 399 municípios do Estado.

Programação

A programação do Prêmio Queijos do Paraná 2025 ainda está em construção. Na primeira edição, além de todo o processo para a inscrição e escolha dos melhores queijos, houve ainda cinco palestras com profissionais e especialistas do setor de lácteos, realizadas no auditório do museu. Ao longo das etapas de inscrições, lives também foram promovidas para levar informações aos produtores e ao público geral sobre a cadeia dos lácteos.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio