Sistema FAEP/SENAR-PR
Entrega de equipamentos tecnológicos a colégios agrícolas na Lapa, no último dia 30 de novembro

Programa Agropecuária 2030 | Campo & Cia #175

No episódio de hoje, o convidado Heli Heros Assunção detalha o programa que destina mais de R$ 3 milhões para ajudar os colégios agrícolas do Paraná a entrarem na era digital

O Programa Agropecuária 2030 é o tema do episódio 175 do Campo & Cia. O convidado da atração semanal dessa vez foi Heli Heros Assunção, do Departamento Técnico (Detec) do SENAR-PR, responsável pelo projeto na instituição. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o SENAR-PR e a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e tem como objetivo principal colocar os colégios agrícolas do Paraná na era digital. Ao todo, o SENAR-PR destinou mais de R$ 3 milhões para o programa.

Ouça e/ou baixe o episódio completo no player abaixo:

Um dos destaques do Campo & Cia é o fato de que no dia 30 de novembro ocorreu a entrega de 484 equipamentos e kits para serem utilizados nos 23 colégios agrícolas do Paraná. Os materiais foram repassados à Seed pelo presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, em cerimônia realizada no Colégio Estadual de Educação Profissional (CEEP) da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Entre os equipamentos repassados aos pelos colégios agrícolas estão 21 aparelhos de GPS portáteis, 23 GPSs agrícolas e 23 tablets. O pacote contempla, ainda, amostradores de solo, fluxômetros e termohigroanemômetros, além de kits de ordenha, de aplicação de agroquímicos e de perdas. Ainda serão entregues, posteriormente, drones e penetrômenos de solo.

O programa

O Programa Agropecuária 2030 é uma iniciativa de formação profissional que atende a uma demanda de colocar os alunos dos colégios agrícolas em contato com conceitos e disciplinas modernas. Em diálogo com a SEED, chegou-se ao diagnóstico de que, até então, essas áreas estavam defasadas. Foi então que o SENAR-PR desenvolveu quatro módulos: Agricultura de Precisão (AP), de Drones Agrícolas, de Mecanização Agrícola e de Pecuária, que serão cursados por todos os alunos dessas escolas técnicas.

O programa é levado às escolas por 24 instrutores, que foram devidamente treinados para isso. Para garantir a efetividade das aulas, os módulos contarão com avaliações em 360º – ou seja, em que todos os atores se avaliam: instrutores, alunos e colégios. O Agropecuária 2030 também tem o envolvimento direto de professores dos colégios agrícolas.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio