Sistema FAEP/SENAR-PR

SENAR-PR abre edital para instrutor de manipulação de alimentos

Interessados que atendam aos pré-requisitos devem enviar documentação até 18 de outubro

O SENAR-PR está com edital aberto para credenciamento de instrutores, por meio de pessoa jurídica, para o curso “Trabalhador na área de boas práticas de manipulação de alimentos”. A seleção é voltada a profissionais com graduação em Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos, Tecnólogo em Alimentos, Farmácia, Bioquímica, Biologia, Nutrição ou outras áreas relacionadas. O prazo para inscrição vai até dia 18 de outubro.

Os pré-requisitos também incluem experiência com palestras, consultorias, cursos e treinamentos, preferencialmente na área de boas práticas de manipulação de alimentos. O profissional deve possuir conhecimento em temas como análise de pontos críticos de controle, procedimento operacional padrão, boas práticas de fabricação e implantação de sistemas sanitários.

As inscrições devem ser realizadas por envio de formulário preenchido e documentação específica, de acordo com o edital e anexos disponíveis no site. A lista dos instrutores selecionados será divulgada até 11 de dezembro.

A seleção será composta por seis etapas eliminatórias: inscrições, triagem de currículos, prova técnica classificatória (remota), prova pedagógica classificatória (remota), capacitação técnica presencial e avaliação técnico-pedagógica. Nesta etapa final, o profissional deve realizar, de forma presencial, uma apresentação de aula demonstrativa, em que serão avaliados os conceitos apresentados na formação técnica bem como o planejamento da ação docente.

Poderão participar do credenciamento empresas do ramo de prestação de serviços, como cursos, treinamentos, palestras, entre outros. É vedada a participação de Empresas individuais, microempreendedores individuais (MEI), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada
(Eireli) e cooperativas.

O curso

Os instrutores credenciados vão capacitar produtores e trabalhadores rurais na adoção de boas práticas na manipulação de alimentos, em um curso com carga horária prevista de oito horas. Os profissionais poderão ser recrutados para atuar em todos os municípios do Paraná, conforme demanda.
Os conteúdos abrangem a importância da segurança de alimentos; perigos biológicos, químicos e físicos; saúde e higiene pessoal; condições ambientais; qualidade da água; manejo de resíduos; higiene de ambientes, equipamentos, móveis e utensílios; controle integrado de pragas; e rastreabilidade dos produtos elaborados.

Além disso, os profissionais vão treinar os participantes sobre os controles operacionais nas etapas de produção, tais como: seleção de fornecedores; recebimento de mercadorias; armazenamento; manipulação; descongelamento; higienização de frutas e legumes consumidos crus; tratamentos térmicos; manutenção e distribuição de alimentos.

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

4 comentários

  • Qual o impedimento de participação de Empresas individuais, microempreendedores individuais (MEI), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada
    (Eireli) e cooperativas? Existem muitos profissionais excelentes que se enquadram nesses padrões.

    • Olá, Karina! Tudo bem?

      Como previsto no edital, somente empresas do ramo de prestação de serviços, como cursos, treinamentos, palestras, entre outros, podem participar do credenciamento.Para mais informações, você pode entrar em contato com a técnica Luciana Shizue Matsuguma (Departamento Técnico Econômico): luciana.matsuguma@senarpr.org.br
      (41) 2106-0425

      Agradecemos seu contato e estamos à disposição.

  • Boa noite!
    Sou médico veterinário aposentado do IDR e atuei em agroindústria. Com especialização em Gestão de Qualidade de alimentos e Mestrado incompleto em Defumação de peixes de cativeiro. Tenho interesse em atuar como Instrutor de Manipulação de Alimentos, porém recebi este comunicado na véspera do prazo e achei que com prazo vencido não teria chances, mas, mesmo assim apresento meu interesse. Se ainda houver condições apresento comprovantes do meu currículo.

    • Bom Dia José,

      primeiro, obrigado pela sua mensagem.

      Realmente, o prazo para seleção de instrutor para esse curso de manipulação de alimentos já se encerrou.

      Mas, estamos com outra seleção que também pode interessar ao senhor.
      é para instrutor para um novo curso: “Produção artesanal de alimentos – produtos sem glúten e sem lactose”.
      Para participar da seleção, é preciso fazer a inscrição até 1º de novembro.
      Os detalhes estão no link https://www.sistemafaep.org.br/editais-senarpr/

      Qualquer coisa, seguimos à disposição.

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio