Sistema FAEP/SENAR-PR

SENAR-PR abre vagas para instrutores em turismo rural

Requisitos para participar da seleção estão descritos no edital no site da instituição. Inscrições terminam dia 3 de julho

O SENAR-PR está com edital aberto para seleção de instrutores para prestação de serviços nos cursos de turismo rural referente às etapas “Alimentação, hospedagem e acolhida” e “Legislação e gestão de empreendimentos”. O credenciamento é voltado para pessoas jurídicas, cujos profissionais indicados tenham Ensino Superior completo em Turismo ou áreas afins, além de experiência prática com turismo, preferencialmente com turismo rural. O prazo para inscrições termina no dia 3 de julho.

As inscrições devem ser realizadas por envio de formulário preenchido e documentação específica, de acordo com o edital e anexos disponíveis na seção Editais do site do Sistema FAEP/SENAR-PR. O resultado final da seleção está previsto para o dia 13 de agosto.

O processo de credenciamento será realizado em etapas eliminatórias, que compreendem seleção de currículos, prova técnica classificatória (via Ensino a Distância), prova pedagógica classificatória (via EaD) e capacitação técnica presencial dos profissionais. A última fase será uma avaliação técnico-pedagógica, também presencial, em que os selecionados terão que apresentar uma aula demonstrativa e um plano de ação docente.

Somente poderão ser credenciadas empresas do ramo de prestação de serviços, como cursos, treinamentos, palestras, entre outros. Está vedada a participação de Empresas individuais, microempreendedores individuais (MEI), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) e cooperativas. A remuneração dos profissionais selecionados será feita à empresa contratada conforme carga-horária das ações ou atividades realizadas (número de horas/aula), de acordo com regras e valores definidos pelo SENAR-PR.

beenhere

Cursos


Os instrutores credenciados para ministrar os treinamentos, que fazem parte do âmbito da Formação Profissional Rural (FPR), terão o objetivo de instruir produtores e trabalhadores rurais sobre os aspectos do setor de turismo rural no Brasil, sua legislação e gestão do negócio, viabilizando empreendimentos responsáveis nos ramos de alimentação e hospedagem. A carga-horária para ambos os cursos é de 24 horas. Os instrutores poderão ser convocados para atuar em todos os municípios do Paraná, conforme demanda.

De acordo com o conteúdo programático do curso “Turismo rural: alimentação, hospedagem e acolhida”, o participante vai compreender o turismo e a hospitalidade no meio rural, aprender a planejar o turismo em espaços rurais, conhecer os tipos de hospedagem e serviços de alimentação, além de avaliar a satisfação do turista. Em “Turismo rural: legislação e gestão de empreendimentos”, os instrutores vão abordar a legalização, gestão e administração do empreendimento turístico rural, capacitando os alunos a entender o turismo rural e suas modalidades, identificar as potencialidades turísticas na região e compreender a legislação vigente.

Bruna Fioroni

Jornalista com formação em UX Writing e UX Design. Tem experiência em produção de reportagens e roteiros, criação de conteúdo multimídia, desenvolvimento de estratégias de comunicação e planejamento de campanhas de marketing, com foco na experiência do usuário. Atualmente faz parte da equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio