Sistema FAEP/SENAR-PR

SENAR-PR seleciona instrutores para curso de operação de empilhadeira

Prazo para submissão de pessoas jurídicas com interesse em ministrar o treinamento “Trabalhador na operação e na manutenção de empilhadeira” vai até 5 de fevereiro

O SENAR-PR está com um edital aberto para credenciar pessoas jurídicas interessadas em ministrar o curso “Trabalhador na operação e na manutenção de empilhadeira – Operador de empilhadeira”. Os conteúdos a serem abordados pelos novos instrutores envolvem temas como os tipos de empilhadeiras, ponto de equilíbrio, inspeção preventiva, regras de segurança e direção defensiva. O prazo para participar do processo vai até 5 de fevereiro.

Quem quiser participar da seleção precisa primeiro preencher um formulário, cujo download está disponível na seção de editais do site. Junto com essas informações, os candidatos devem enviar uma série de documentos, entre eles currículo, certificados, contratos de prestação de serviço, entre outros. Podem participar empresas do ramo de prestação de serviços em áreas relacionados a cursos, treinamentos e palestras.

Em uma segunda etapa, o SENAR-PR analisará o material enviado para escolher os classificados à próxima fase, que envolve uma prova técnica via educação a distância (EaD). Os que forem aprovados vão à quarta etapa, uma avaliação pedagógica classificatória (EaD). Então os finalistas passam pela fase de capacitação técnica (presencial) e uma avaliação final, com apresentação de aula demonstrativa.

Os pré-requisitos envolvem ter um curso completo em Técnico de Segurança no Trabalho ou ser formado em Engenharia de Segurança do Trabalho. Possuir formação em algum treinamento de operação de empilhadeira é considerado um diferencial. Além disso, é necessário ter experiência comprovada na operação e manutenção desse tipo de máquina.

O curso

O curso “Trabalhador na operação e na manutenção de empilhadeira – Operador de empilhadeira” tem uma carga-horária de 24 horas, divididas em dois módulos. No primeiro, há um apanhado da legislação pertinente, a descrição e identificação de riscos associados com a máquina, o funcionamento das proteções, os princípios de segurança e temas relacionados não apenas à condução, mas também à manutenção do equipamento. No segundo, os temas abordados são vistoria diária, leitura de instruções do painel, colocação da máquina em funcionamento e posicionamento, técnicas de carregamento e manobras.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

2 comentários

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio