Sistema FAEP/SENAR-PR

Sistema FAEP/SENAR-PR faz a destinação correta de quase 2,5 toneladas de materiais

Plásticos, metais e embalagens de papel e papelão foram utilizados em dois eventos no ano passado, que reuniram mais de 8 mil pessoas

Seguindo uma tendência mundial, o Sistema FAEP/SENAR-PR realizou a destinação correta de quase 2,5 toneladas de plásticos, metais e embalagens de papel e papelão gerados em dois eventos promovidos em 2023: o encerramento do Programa Agrinho, em outubro, e o Encontro Estadual de Líderes Rurais, em dezembro. No total, os dois acontecimentos reuniram mais de 8 mil pessoas dos 399 municípios paranaenses no Centro de Convenções Expotrade, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

A destinação dos materiais a uma empresa certificada garantiu a reciclagem total dos produtos, de acordo com a legislação. No total, foram reaproveitados 1.917 quilos de embalagens de papel e papelão, 134 quilos de metais e 349 quilos de plásticos.

“Nós entendemos que somos responsáveis por orientar os sindicatos rurais e os produtores rurais a darem o destino correto dentro dos preceitos do ESG. Sendo assim, a entidade precisa fazer a sua parte”, destaca o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette. “Há algum tempo, nós estamos estruturando a matriz de sustentabilidade. Essa é uma ação inédita na entidade, que ocorreu dentro da vertente ambiental”, complementa Fabiana Campos, diretora do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Evento de encerramento do Agrinho reuniu mais de 4 mil alunos, pais e professores da rede de ensino do Paraná

2024

As medidas para reduzir a geração de resíduos e aumentar a reciclagem das matérias-primas passaram a fazer parte da rotina do Sistema FAEP/SENAR-PR esse ano. De acordo com a diretora de ESG, todos os acontecimentos programados para 2024, independentemente do tamanho, terão a destinação correta dos resíduos plásticos, metais e embalagens de papel.

“Essa postura do Sistema FAEP/SENAR-PR é inovadora no setor agropecuário brasileiro. Estamos na vanguarda dentro de um setor que já tem um viés e uma preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente. Agora, com essas ações, estamos computando, de forma ainda mais clara e concreta, o trabalho no âmbito do ESG”, ressalta Fabiana.

Além disso, outras duas medidas serão adotadas ao longo de 2024. No pré-evento, durante a formatação do projeto, ações voltadas para a sustentabilidade serão implantadas, como a redução de backdrops em lona para adoção de painéis de Led. “Nós já estamos adotadas algumas coisas, como não usar copo descartável. Nos eventos do Agrinho e de Líderes Rurais no ano passado, cada participante recebeu uma garrafa de alumínio para encher com água nos galões espalhados pelo local”, relembra a diretora de ESG.

O próximo passo é avançar para a neutralização dos gases de efeito estufa gerados pelos eventos do Sistema FAEP/SENAR-PR. “Vamos fazer a medição e promover ações para compensar as emissões”, destaca Fabiana.

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio