Sistema FAEP/SENAR-PR

Trigo tem cenário positivo entre as culturas de inverno

Segundo monitoramento da Conab, no Paraná há boa sanidade e produtividade

A análise do comportamento das culturas de inverno no Sul do país, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), sobretudo do trigo, é de bom padrão no desenvolvimento das lavouras. O resultado está na 10ª edição do Boletim de Monitoramento Agrícola. A pesquisa foi feita no período de 29 de setembro a 14 de outubro.

O estudo aponta que, devido à grande diversidade das condições climáticas, das práticas agrícolas e das aptidões dos solos no território nacional, há grande variação dos períodos de plantio, dos padrões de desenvolvimento e também dos ciclos das culturas, entre as regiões. No estado Paraná, por exemplo, há boa sanidade e produtividade no potencial das lavouras de inverno, enquanto que no Rio Grande do Sul, o clima tem contribuído para um bom potencial de produtividade dos cultivos.

O Boletim de Monitoramento Agrícola, desenvolvido pela gerência de Geotecnologia da Companhia, avalia as condições das lavouras em decorrência de fatores agronômicos e climáticos recentes, com base em registros de estações meteorológicas e dados de satélite. Além de auxiliar nas estimativas de safra, o monitoramento também é utilizado como apoio às análises de mercado e gestão de estoques públicos.

Fonte: Conab

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio