Sistema FAEP/SENAR-PR

Tudo pronto para a maior festa da educação no Paraná

Evento será 2a. feira (26) no Expotrade Pinhais

H á 20 anos o Programa Agrinho contribui para com a educação nas escolas públicas e particulares do Paraná. Neste ano, o programa está presente em 330 municípios paranaenses e tem a participação de 3.640 escolas, envolvendo 718 mil alunos das redes pública e particular com o slogan “O Campo e a Cidade unidos pela nossa energia”. O evento de premiação será na próxima segunda-feira (26/10) , no Expotrade, em Pinhais. Estão sendo esperados cerca de 2 mil participantes, entre alunos, familiares, professores, diretores de escolas, prefeitos e convidados.

O Programa Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP/SENAR-PR, resultado da parceria entre várias Instituições públicas e privadas. Durante o ano todo são realizadas atividades das escolas tendo como apoio o  material pedagógico para os professores com embasamento teórico e material paradidático para os alunos divididos por série onde estão incluídas a Educação Especial e Educação Infantil.

O grande objetivo do Programa Agrinho é desenvolver ações que despertem a consciência de cidadania e o acesso às informações de saúde, cultura, ética, trabalho e consumo e preservação do meio ambiente. O eixo de trabalho é a pedagogia da pesquisa, na qual o aluno busca a informação e o professor atua como um facilitador da aprendizagem.

No evento de premiação no dia 26, serão conhecidos os vencedores de cada categoria do concurso. Professores e alunos (na sua maioria acompanhados por um familiar)  vem a Curitiba, participar do grande evento de encerramento. As categorias do Concurso Agrinho são:

Para alunos: Desenho Educação Especial;   Desenho 1º ano (antigo pré-escolar); Redação – 2a ao  9ª ano.

Para professores: Experiências pedagógicas. Na rede pública os professores concorrem a quatro carros e na rede particular, a um carro zero quilômetro.

Para municípios – Escola Agrinho e  Município Agrinho.

 

Capacitação dos professores

Além de produzir os materiais para professores e aluno,s o Sistema FAEP/SENAR-PR oferece também capacitação aos professores nos municípios. As prefeituras cedem espaço para o evento, de acordo com o número de participantes.

A partir de 2012 os municípios e núcleos podem escolher duas propostas: a capacitação presencial, com quatro ou oito horas, e a capacitação à distância, com carga de 40 horas.

 

Total de redações, desenhos, relatos e experiências pedagógicas  enviados e aceitos no Concurso Agrinho 2015

 Rede Pública  4.729
 Rede Particular   358 

 

Parceiros

São parceiros do Sistema FAEP/SENAR no Programa Agrinho os sindicatos rurais; prefeituras, por intermédio das secretarias municipais da Educação; Banco do Brasil; Itaipu Binacional; Instituto Ambiental do Paraná (IAP); Dow AgroScience; Regional do Trabalho e Emprego no Paraná; Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região; Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região; Ministério do Trabalho e Emprego; governo do Estado do Paraná (Secretarias de Estado da Agricultura e Abastecimento, da Educação, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da Justiça e Cidadania).

 

Serviço:

Data: 26/10/2015 (segunda-feira)

Horário: 10h

Local: Expotrade Pinhais

Endereço – Rodovia Dep. João Leopoldo Jacomel, 10.454 – Pinhais

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio