Sistema FAEP/SENAR-PR

Veja na integra o discurso do presidente do Sistema FAEP, Ágide Meneguette

durante evento de premiação do programa Empreendedor Rural 2014

Minhas boas vindas a todos  e agradecimentos à presença de tantos convidados.

Que minhas primeiras palavras sejam de um reconhecimento muito especial.

Quero agradecer ao governador Beto Richa pela lei 18.295, sancionada no dia 10 de novembro pelo governador em exercício deputado Waldir Rossoni.

Esta lei, originária de uma mensagem enviada à Assembleia pelo governador Beto Richa, trata do  programa de regularização ambiental das propriedades rurais e soluciona uma série de pendências decorrentes do novo Código Ambiental Federal.

Trata-se, portanto, de uma grande conquista dos produtores rurais. Além da compreensão do governador e dos deputados estaduais, quero aqui registrar o empenho decisivo do deputado Reinhold Stephanes na função de Chefe da Casa Civil do Palácio Iguaçu.

Muito obrigado a todos que colaboraram para que esta lei se tornasse uma realidade.

Quero agradecer o Governador também pela recondução do Secretário Norberto Ortigara na pasta da Agricultura que nestes últimos quatro anos tem mantido um contato muito produtivo  com os produtores rurais.


Estamos diante de novos cenários na política brasileira, com implicações na condução de nosso desenvolvimento econômico e social.

E também diante de possíveis novos rumos em nossos destinos como nação.

A reeleição do governador Beto Richa foi um presente para quem trabalha no campo e que tem nele um defensor da agropecuária, que sempre nos atendeu e na medida do possível eliminou os entraves que podem prejudicar a produção do campo.

As perspectivas são outras e, portanto, o cenário em nosso estado deve mudar para melhor.

Espera-se que, a partir de agora, removidos alguns poderosos entraves políticos, o nosso governo do estado tenha os recursos  necessários para desenvolver aqueles programas  e obras que compreensivamente não puderam ser realizados na sua primeira administração.

Todos sabem do que estou falando.


A reeleição nacional, contudo, nos enche de preocupações.

As previsões não são as mais otimistas em face da situação da economia do país e das ameaças que pesam sobre as instituições.

Para onde o governo federal vai levar  o Brasil,  se levarmos em conta a intenções de alguns grupos de seus principais apoiadores?

Que rumo tomará nosso país  a partir de agora?

Que ações e obras realizará o governo reeleito?


Foi para ter uma ideia do que nos espera que convidamos para esta palestra magna o ex-ministro de Comunicações do governo Fernando Henrique e grande conhecedor da economia brasileira e mundial, o engenheiro Luis Carlos Mendonça de Barros.

Todos nós estamos curiosos e apreensivos, razão da importância de suas palavras.

Este é um dia congraçamento, mas também um dia de trabalho, reunindo empreendedores, mulheres, jovens e dirigentes sindicais, que se confraternizam neste término de cursos.

É uma oportunidade para reflexão sobre nosso destino como nação e como setor produtivo.


O Empreendedor Rural é uma parceria que deu certo entre o Sistema FAEP/Senar Paraná, o SEBRAE e a Fetaep que já capacitou mais de 21 mil trabalhadores e produtores rurais e que formam uma geração de vanguarda na agropecuária paranaense.

Os 47 mil jovens agricultores aprendizes, de 14 a 18 anos, passam por atividades de 240 horas e são preparados para gestão da propriedade e encaminhados para a formação profissional.

O Senar Paraná procura fazer uma ligação entre alunos do curso básico  e o Jovem Agricultor Aprendiz com um programa de 960 horas em atividades ligados ao agronegócio e cursos como avicultura, mecânica e mecanização de lavouras.

Tudo isso é uma maneira de desabrochar talentos e mostrar que as lides no campo pode ter futuro para cada um deles.

Até agora, o Senar Paraná já capacitou mais de 1 milhão de trabalhadores e produtores rurais nas 260 diferentes atividades da agropecuária. Sem contar, é claro, os milhares de trabalhadores, produtores e suas famílias em programas de cunho social, como Mulher Atual, Agrinho e produção de alimentos e artesanatos.

Acho que estamos cumprindo nosso papel de formar profissionais que aumentem a produção e a produtividade no campo e ao mesmo tempo gerem mais renda e bem estar para suas famílias.


Eu agradeço o esforço de nossos parceiros, o SEBRAE e a Fetaep, de nossos dirigentes sindicais e seus mobilizadores, aos instrutores e técnicos do Senar.

Agradeço a presença do governador Beto Richa, de autoridades e convidados.  De nosso palestrante Luiz Carlos Mendonça de Barros.

Sobretudo, agradeço a presença desses milhares de trabalhadores e produtores rurais que vieram para este grande congraçamento.

Muito Obrigado,

Ágide Meneguette
Presidente do sistemaFAEP/Senar-PR

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio