Sistema FAEP/SENAR-PR

Sistema FAEP/SENAR-PR promove novos seminários de energias renováveis

Eventos acontecem em Londrina, Guarapuava, Pato Branco e Cascavel, com participação de especialistas em palestras e mesa-redonda

O Sistema FAEP/SENAR-PR vai promover uma rodada do Seminário de Energias Renováveis em quatro municípios do Paraná. Os eventos com o tema “O presente e o futuro da segurança energética no campo” serão realizados em Londrina, no Norte (14/09); Guarapuava, no Centro-Sul (20/09); Pato Branco, no Sudoeste (05/10); e Cascavel, no Oeste (26/10). As inscrições podem ser feitas nos sindicatos rurais das quatro cidades ou nos links abaixo:

“O primeiro seminário com esse tema que realizamos [em abril] mostrou como os produtores rurais estão buscando mais informações. Queremos dar continuidade ao trabalho de propagar o uso das energias renováveis dentro da propriedade, tão importantes para a redução dos custos de produção e a sustentabilidade das atividades agropecuárias”, destaca o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette.

A programação dos seminários inclui três palestras e uma mesa-redonda constituída pelos palestrantes e produtores convidados. Os especialistas vão abordar o cenário e perspectivas da geração de energia elétrica no Brasil, o programa Renova Paraná e linhas de apoio dos governos estadual e federal, e o Marco Legal da Geração Distribuída (Lei 14.300/2022).

O evento é destinado a produtores rurais que utilizam o benefício do Programa Tarifa Rural Noturna (TRN) e ainda não submeteram projetos ao Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) referentes ao Programa Paraná Energia Rural Renovável (Renova Paraná). Essa iniciativa do governo do Estado tem como objetivo apoiar a geração distribuída de energia elétrica a partir de fontes renováveis, principalmente biomassa e solar, em propriedades rurais paranaenses. O programa tem como foco atender aos produtores beneficiados pelo TRN, que termina em 31 de dezembro de 2022.

1º seminário reuniu 90 pessoas

Em abril deste ano, o Sistema FAEP/SENAR-PR promoveu a primeira edição do seminário, com o mesmo tema, em parceria com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). O evento foi realizado no Centro de Treinamento Agropecuário (CTA) de Assis Chateaubriand, na região Oeste do Estado, e reuniu mais de 90 pessoas. A programação contou com três palestras e uma visita técnica à Usina Fotovoltaica Nelson Paludo, instalada dentro do CTA.

Bruna Fioroni

Jornalista com formação em UX Writing e UX Design. Tem experiência em produção de reportagens e roteiros, criação de conteúdo multimídia, desenvolvimento de estratégias de comunicação e planejamento de campanhas de marketing, com foco na experiência do usuário. Atualmente faz parte da equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio