Sistema FAEP/SENAR-PR

Teixeira Soares recebe encontro de líderes rurais pela primeira vez

Nono evento promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR reuniu 181 participantes de 13 municípios da região Centro-Sul

O 4º Encontro Regional de Líderes Rurais, promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, iniciou sua quarta e última semana em Teixeira Soares, no Centro-Sul do Paraná, cidade inédita no roteiro. Nesta terça-feira (25), 181 produtores e produtoras rurais de 13 municípios da região participaram do evento, que fomenta a formação de novas lideranças no campo e promove a integração no sistema sindical rural.

Confira as fotos do evento no Flickr

Desde o início de junho, a caravana do Sistema FAEP/SENAR-PR percorreu todas as regiões do Paraná, passando por oito municípios: Ribeirão Claro, Londrina, Maringá, Cianorte, Pitanga, Guarapuava, Medianeira e Pato Branco. Esta semana ainda inclui eventos em Castro (26) e Rio Negro (27).

A presidente do Sindicato Rural de Teixeira Soares, Lisiane Rocha Czech, abriu a programação, destacando o crescimento do movimento feminino no meio rural. A mensagem da anfitriã, que também é vice-presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR e coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF), ficou ainda mais evidenciada pelo público presente no evento, em que 61% dos participantes eram mulheres.

Lisiane Rocha Czech, presidente do Sindicato de Teixeira Soares e da CEMF

“Estamos investindo em capacitações e viagens técnicas, que fazem com que as mulheres se sintam encorajadas para participar do sindicato rural, contribuindo para o fortalecimento do nosso sistema”, ressaltou Lisiane. “Esse evento traz importantes reflexões sobre o nosso sistema de representatividade. Precisamos nos fortalecer porque os desafios da porta para fora não são fáceis. Precisamos estar organizados enquanto produtores e produtoras dentro dos nossos sindicatos rurais, que são a nossa base”, complementou.

Na sequência, o diretor-secretário do Sistema FAEP/SENAR-PR, Livaldo Gemin, convocou a diretoria da entidade e os presidentes dos sindicatos rurais presentes a subirem ao palco, demonstrando a importância da união do sistema sindical rural.

O diretor-secretário do Sistema FAEP/SENAR-PR, Livaldo Gemin

“Nas edições anteriores, passamos por dezenas de municípios e, ao todo, atingimos mais de 3,5 mil pessoas. Vamos continuar promovendo oportunidades de conhecimento, que são fundamentais para a formação dos nossos futuros líderes. O Sistema FAEP/SENAR-PR está sempre enfrentando os desafios”, apontou.

O vice-presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Eduardo Meneguette, reforçou o protagonismo do produtor rural para a economia do país e enalteceu a força dos sindicatos rurais, enquanto base do sistema sindical, para lutar pelas demandas do setor.

“A união faz a diferença, permite que sejamos capazes de mover montanhas, se assim for necessário, haja visto tudo o que já conquistamos. Garanto que o produtor rural está protegido e amparado pelos sindicatos rurais e pelo Sistema FAEP/SENAR-PR”, disse.

O vice-presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Eduardo Meneguette

O dirigente também aproveitou para aclamar a participação feminina no agronegócio paranaense, parabenizando a atuação da CEMF. “Hoje, temos mais de 2,5 mil mulheres envolvidas na nossa causa. As produtoras são o alicerce das nossas casas e das nossas propriedades, transmitindo princípios e valores importantes para as futuras gerações do campo”, concluiu.

Representatividade

Durante a programação, os participantes tiveram a oportunidade de estreitar vínculos e compartilhar experiências. Uma das atividades desenvolvidas com esse propósito foi um jogo de tabuleiro que, de forma didática, destaca o papel dos sindicatos rurais e do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Na dinâmica, os produtores são convidados a refletir sobre a atuação das entidades representativas para a defesa dos interesses do setor agropecuário. O jogo ilustra as diversas ações realizadas em níveis municipal, regional e estadual, reforçando a importância do trabalho coletivo e exemplificando, de maneira lúdica, como os produtores rurais podem assumir o protagonismo em seus municípios por meio das entidades sindicais.

Protagonismo sindical

Após o jogo, o evento dedicou um espaço para a apresentação do Projeto Sindicato Protagonista, que tem a proposta de ampliar a atuação das entidades sindicais. A coordenadora local da CEMF Seloí Moretto, do município de Rio Azul, falou sobre a iniciativa, que prevê um conjunto de ações para aprimorar os serviços oferecidos pelos sindicatos. Para participar, o sindicato rural precisa ter uma comissão de mulheres atuante. Após a adesão, a entidade vai receber uma consultoria para desenvolver um planejamento estratégico durante 12 meses.

Até o momento, dos 85 sindicatos rurais que têm comissão de mulheres formadas, 67 já fazem parte do Projeto Sindicato Protagonista. Na ocasião, o presidente do Sindicato Rural de Rio Azul, Airton Rigo Moretto, e a coordenadora local da Comissão de Mulheres Thaiane Solda subiram ao palco para receber a placa de adesão ao projeto. Os sindicatos de Imbituva, Guamiranga e Teixeira de Soares também puderam retirar suas placas no evento.

Thaiane Solda e Airton Morreto receberam a placa de adesão do Sindicato Protagonista

Lições de vida

Encerrando a programação, ocorreu a palestra de Filipe Masetti, o famoso “Cavaleiro das Américas”. Masetti ganhou o apelido por ser o mais jovem e único brasileiro a percorrer mais de 27 mil quilômetros a cavalo, cruzando 12 países das Américas do Norte, Central e do Sul.

O palestrante compartilhou detalhes da sua jornada, que, ao todo, durou oito anos. Primeiro, saiu de Calgary, no Canadá, até Barretos, no interior de São Paulo. Na sequência, seguiu até Ushuaia, localizada na Patagônia argentina. Por fim, Masetti partiu do Alasca, nos Estados Unidos, e retornou a Calgary, onde vive.

Em diversos momentos de sua fala, o Cavaleiro das Américas traçou paralelos entre os aprendizados e os desafios enfrentados em sua trajetória com a realidade do meio rural.

“Planejamento estratégico é a diferença entre o sucesso e o fracasso. Assim como na minha viagem, nas propriedades, nos sindicatos rurais. Tenha humildade de aceitar ajuda, acredite e dê o primeiro passo”, incentivou.

Confira as fotos do evento:

20240625091351_AX4A0294

Veja as datas dos próximos encontros:

  • 26/06: Castro
  • 27/06: Rio Negro

Bruna Fioroni

Jornalista com formação em UX Writing e UX Design. Tem experiência em produção de reportagens e roteiros, criação de conteúdo multimídia, desenvolvimento de estratégias de comunicação e planejamento de campanhas de marketing, com foco na experiência do usuário. Atualmente faz parte da equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio