Sistema FAEP/SENAR-PR

Rio Negro encerra 4º Encontro Regional de Líderes Rurais

Com 171 participantes, evento fechou circuito de 11 cidades, reforçando a importância da união do setor agropecuário

A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) foi palco para o encerramento do 4º Encontro Regional de Líderes Rurais, promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR ao longo do mês de junho. Nesta quinta-feira (27), 171 produtoras e produtores rurais de nove municípios da RMC estiveram no evento. Mais uma vez, as mulheres formaram maioria do público geral: 63%.

Além de Rio Negro, a edição 2024 do encontro passou por mais 10 cidades de todas as regiões do Paraná: Ribeirão Claro, Londrina, Maringá, Cianorte, Pitanga, Guarapuava, Medianeira, Pato Branco, Teixeira Soares e Castro. A programação contou com dinâmicas para promover a interação e a troca de experiências entre os produtores rurais. Essas atividades permitiram aos participantes uma compreensão prática do funcionamento das estruturas que compõem o sistema sindical.

Confira as fotos do evento no Flickr

O presidente do Sindicato Rural de Rio Negro, Sebastião Valério, agradeceu a mobilização dos produtores da RMC para participarem do evento. “Esse contato mais próximo com os sindicatos rurais é fundamental para fortalecer o sistema”, disse.

Sebastião Valério, presidente do Sindicato Rural de Rio Negro

Na sequência, a diretoria do Sistema FAEP/SENAR-PR e os presidentes dos sindicatos rurais subiram ao palco, como forma de demonstrar a união do setor agropecuário e a importância de fomentar a liderança. “Nós, do sistema sindical, trabalhamos sempre em conjunto, em parceria, dividindo ideias, promovendo inovação e incentivando a liderança”, observou o diretor-secretário do Sistema FAEP/SENAR-PR, Livaldo Gemin.

Livaldo Gemin, diretor-secretário do Sistema FAEP/SENAR-PR, chamou os presidentes dos sindicatos rurais ao palco

O vice-presidente da entidade, Ágide Eduardo Meneguette, destacou a importância de assumir o protagonismo no sistema sindical. “Precisamos de pessoas dispostas a defenderem seus sindicatos. O produtor rural faz a diferença, pois o agro segura a economia do nosso país. Por isso, temos que ser ouvidos. E, para isso, precisamos ser fortes e unidos”, afirmou.

Ágide Eduardo Meneguette, vice-presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR

A vice-presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR e coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF), Lisiane Rocha Czech, destacou o trabalho das comissões de mulheres para o desenvolvimento de novas lideranças e o crescimento da participação feminina no intuito de fortalecer o sistema sindical do Paraná.

Lisiane Rocha Czech, vice-presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR e coordenadora da CEMF

“As mulheres vêm para contribuir com os sindicatos, se capacitando e aprimorando o que já sabem”, apontou. “Nossa base precisa ser fortalecida, porque os desafios são grandes e não podemos ficar para trás. Temos que estar atualizados, nos adaptarmos, lutar pelos nossos anseios”, acrescentou.

Dinâmicas

Após os discursos das lideranças, os produtores foram convidados a participar de um jogo de tabuleiro, que mostra, de maneira lúdica, como os sindicatos rurais podem ser protagonistas em seus municípios, regiões e no Estado, com apoio do Sistema FAEP/SENAR-PR. Além disso, o momento foi uma oportunidade para os participantes criarem conexões com pessoas de diferentes municípios.

Para dar continuidade ao debate sobre protagonismo, a coordenadora regional da CEMF, Maísa Valoski, que representa a região da RMC, apresentou uma iniciativa inédita, desenvolvida para promover melhorias nas entidades sindicais: o Projeto Sindicato Protagonista. A proposta veio da Comissão Estadual e faz parte do Programa de Sustentabilidade Sindical (PSS).

As entidades que aderirem ao projeto terão um planejamento estratégico próprio para desenvolver ao longo dos próximos 12 meses. Para participar, é obrigatório que o sindicato rural tenha uma comissão local de mulheres instituída e atuante. Na ocasião, os sindicatos de Rio Negro, Lapa e São José dos Pinhais receberam a placa de adesão ao Projeto Sindicato Protagonista.

Cavaleiro das Américas

O final do evento ficou reservado para a palestra de Filipe Masetti, conhecido como “Cavaleiro das Américas”. Ele ganhou notoriedade por ser o mais jovem e único brasileiro a cruzar as Américas do Norte, Central e do Sul a cavalo, percorrendo mais de 27 mil quilômetros. A jornada de Masetti durou oito anos e se estendeu por 12 países, com trajetos entre Calgary, no Canadá, até Barretos, em São Paulo, depois até a Argentina, e do Alasca, nos Estados Unidos, até Calgary novamente.

O palestrante compartilhou os aprendizados adquiridos e as experiências vividas durante sua viagem, frisando a importância do autoconhecimento para o desenvolvimento do protagonismo. Ele abordou conceitos de liderança, propósito e persistência, que também podem ser aplicados no dia a dia do produtor rural.

“Desistir nunca é uma opção. Nós somos do campo. Quando fica difícil, nós vamos para cima. As verdadeiras lições nós aprendemos quando saímos da zona de conforto. Superar nossos medos só nos faz mais fortes”, salientou.

Confira as fotos do evento:

20240627101019_AX4A1561

Bruna Fioroni

Jornalista com formação em UX Writing e UX Design. Tem experiência em produção de reportagens e roteiros, criação de conteúdo multimídia, desenvolvimento de estratégias de comunicação e planejamento de campanhas de marketing, com foco na experiência do usuário. Atualmente faz parte da equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio